Benefícios da corrida: redução no stresse, fortalece o coração e muito mais!

Tudo sobre os benefícios da corrida e também o que precisa para praticá-la você confere agora neste artigo, logo abaixo!

13/01/2022 19:07

A- A+

Ascom Vida Portal

compartilhar:

Descubra os benefícios da corrida!

Algumas pessoas podem começar a correr para participar de competições ou olimpíadas, mas muitas também correm apenas por ser um hobby divertido. Para começar a correr é necessário que você tenha autorização de um médico cardiologista e esteja em dia com os seus exames médicos. 

Muitas pessoas costumam começar a correr não só pelo prazer, mas também por todos os benefícios que essa atividade física pode proporcionar. Começar a correr faz com que você queime calorias, alivie o estresse e até mesmo reduzir os níveis de colesterol.

A corrida possui diversos benefícios porque essa atividade física faz com que o metabolismo seja aumentado, e consequentemente ocorre a melhora da circulação sanguínea, previna a osteoporose e fortaleça o coração. Você pode conferir mais sobre como a corrida age no seu corpo nesse artigo!

Quais são os benefícios da corrida?

Assim como outras atividades físicas, quando praticada com certa frequência, a corrida pode trazer muitos benefícios. Alguns desses benefícios que você pode conferir abaixo podem ser exatamente o que você está buscando para levar uma vida mais saudável.

Alívio de estresse

No dia a dia, tendo que lidar com trabalho, estudo, rotina de casa, dentre tantos outros afazeres, é muito comum acumular uma grande quantidade de estresse. Nesses casos, as pessoas podem ter diferentes formas de liberar toda essa pressão, e uma delas é a atividade física. 

Ao se movimentar e gastar calorias o seu cérebro costuma liberar hormônios de bem-estar, como a dopamina e a endorfina. Por isso, você costuma se sentir melhor e é uma ótima forma de começar ou encerrar o seu dia.

Melhor circulação sanguínea

Outro benefício que vale a pena ser citado é uma melhora significativa na circulação sanguínea. Quando você corre, a frequência cardíaca costuma aumentar e isso faz com que a circulação sanguínea seja trabalhada. Assim, o coração passa a levar o sangue para todo o corpo e o do pulmão, novamente ao coração.

A melhora da circulação sanguínea é benéfica e previne a hipertensão, a diabetes e o infarto, por exemplo.

Desperta a criatividade e produtividade

Para muitas pessoas a corrida é uma forma de despertar a criatividade e a produtividade. Isso porque quando você corre é mais fácil pensar com clareza sobre projetos e decisões ou até mesmo criar coisas com facilidade. 

Quando você corre, hormônios de bem-estar são liberados na sua corrente sanguínea e toxinas são eliminadas. Além disso, a corrida estimula a hidratação que faz com que o cérebro funcione melhor, já que cerca de 80% desse órgão é composto por água.

Reduz o risco de diabete

A diabete é uma doença que é caracterizada principalmente pela resistência à insulina. Quando você pratica a corrida, que é uma atividade de alto impacto, as células do seu corpo captam glicose para gerar energia mesmo sem insulina. 

Ao praticar essa atividade com frequência, o seu corpo reduz o risco de desenvolver diabete. É importante ressaltar que para esse benefício é essencial que a atividade seja praticada com certa regularidade.

Fortalece o coração

Como falamos antes, ao praticar corrida, a frequência cardíaca é aumentada e assim o ritmo e batimentos cardíacos aumentam proporcionalmente. E assim como outros músculos o coração precisa ser trabalhado para se fortalecer. Com o aumento da frequência cardíaca o músculo cardíaco é trabalhado, deixando o coração mais forte. 

Por isso, praticar atividades aeróbicas de alto impacto como a corrida regularmente ajuda a fortalecer o coração, melhorando a frequência cardíaca. A corrida é uma ótima aliada para quem deseja prevenir problemas cardíacos.

Previne a osteoporose

A osteoporose é uma doença onde a massa óssea se torna menor do que o desejável e por consequência os ossos podem se tornar quebradiços e frágeis. A principal causa é a deficiência de cálcio ou absorção desse mineral no organismo.

Ao praticar corrida alguns impactos são causados nas células ósseas e assim, essas células são renovadas e absorvem mais cálcio. Por isso, esse é um exercício fundamental na prevenção da osteoporose.

Reduz a gordura corporal

As atividades aeróbicas no geral ajudam a queimar a gordura corporal e consequentemente a reduzir a massa corporal. Isso acontece porque o exercício físico ajuda a queimar calorias, que quando não são gastas são depositadas em forma de gordura no corpo. 

A corrida é uma das atividades aeróbicas que queimam mais calorias e, uma das melhores quando se trata de reduzir a gordura corporal. Uma pessoa com cerca de 80 kg gasta em torno de 1000 calorias durante 1 hora de corrida.

O que precisa para praticar corrida?

Você viu anteriormente alguns dos benefícios de praticar corridas regularmente. Mas, ao começar a praticar essa atividade é preciso estar bem preparado para evitar lesões e conseguir ter uma boa prática. Logo abaixo você pode conferir uma lista com tudo o que você precisa para praticar corrida. Veja agora! 

Tênis para corrida

Todos os praticantes de esporte devem escolher muito bem o seu equipamento para não correr riscos de lesões. No caso da corrida o seu principal equipamento é o tênis, por isso é essencial que você tenha um dos melhores. 

Um bom tênis para corrida deve ser confortável e ter uma sola plana que te permita ter um contato direto com o solo. Outras dicas são não escolher um modelo muito justo, escolher um que você consiga mover os dedos do pé dentro do tênis e sem cadarços a fim de evitar acidentes. Veja também quais são os 10 melhores tênis para corrida de 2022.

Boné ou viseira

Na hora de correr, principalmente em locais que apresentam altas temperaturas, é importante pensar em algo que proteja o seu rosto do sol. Para isso, você pode utilizar um boné ou viseira e claro, nunca esquecer do filtro solar. 

Para pessoas que têm o cabelo curto ou locais mais frios o boné é uma boa opção. Já em locais mais quentes ou para pessoas com muito cabelo o boné pode esquentar muito e ser incômodo, deixando a viseira como a melhor opção.

Pochete

Quando vamos sair de casa nunca podemos sair exatamente sem nada. Nesse caso, uma pochete é o ideal para levar os documentos necessários, dinheiro, cartão e chave de casa ou carro. Hoje em dia existem diversos modelos que podem ser utilizados na diagonal do tronco, na cintura ou até mesmo abaixo do peito.

Você pode escolher uma cor mais neutra como o preto ou apostar em cores mais vibrantes. Também é possível escolher pochete com só um bolso ou com vários. Sempre dá para você inovar e correr com muito estilo. Não deixe de conferir as 10 melhores pochetes para corrida de 2022 e saiba quais são as opções com o melhor custo benefício.

Fones para corrida

Correr enquanto ouve música é uma ótima forma de se distrair dos pensamentos do dia a dia e relaxar. Você pode criar uma playlist mais agitada para extravasar no fim do dia ou uma playlist mais calma para começar o dia com a endorfina emanando pelo seu corpo. 

Hoje em dia existem diversos modelos de fones de ouvido diferentes para você escolher e levar na sua corrida. Você tem a opção dos fones mais simples que se conectam ao seu celular por meio de um fio e levam o fone até os seus ouvidos também por fios. Nesse modelo existem ainda os auriculares e intra-auriculares. 

Você também tem a opção dos fones de ouvido do tipo supra-auriculares ou circumaurais. Em todos eles existe a opção de fio, conexão via bluetooth ou wifi. Não deixe de conferir os 10 melhores fones de ouvido para corrida de 2022 e escolha o que se adapta melhor ao seu treino.

Garrafa para hidratação

Em toda a atividade física é importante se manter hidratado e para isso é essencial levar uma garrafa de água ou isotônico. Muitas pessoas preferem deixar para comprar água ao final do treino, mas é sempre melhor não arriscar e ter sempre uma garrafa com você.

Afinal, ao ficar desidratado o seu cérebro começa a não funcionar tão bem e pode ocasionar desmaios e acidentes.

Na hora de escolher a sua garrafa de água, opte por modelos leves que possam ser carregados facilmente e que tenham uma boa capacidade. As garrafas que possuem suporte que facilitam de carregar também são boas opções. Caso você more em uma cidade muito quente, cogite comprar uma garrafa térmica para manter sua água sempre fresca.

Comece a correr e aproveite os benefícios!

Para começar a praticar uma nova atividade física é preciso seguir todas as recomendações para que o resultado seja o desejado. A corrida é uma atividade aeróbica de alto impacto que possui muitos benefícios. Alguns dos seus principais benefícios são a redução de gordura corporal, aumenta a criatividade e produtividade e fortalece o coração.

Ao se preparar para começar a correr é necessário possuir um bom tênis para corrida, boné ou viseira, pochete, fones para corrida se desejar e garrafa para hidratação. Na hora de escolher os seus, você pode sempre consultar esse artigo para te ajudar nas melhores escolhas. 

Muitas pessoas começam a correr pensando em todos os benefícios, mas é só uma questão de tempo para se apaixonar por esse esporte. 

Primeira Edição © 2011