Castramóvel realiza procedimentos cirúrgicos de cães e gatos

Equipamento possui estrutura para castração de animais; usuários aprovam iniciativa da Prefeitura de Maceió

12/01/2022 20:54

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Em seu segundo dia de funcionamento, o Castramóvel - veículo dotado de estrutura para castrar animais - realizou, nesta quarta-feira (12), na Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), castrações de cães e gatos. O procedimento é feito mediante triagem com exame de sangue e preenchimento de formulário de inscrição para efetivação de pré-cadastro e agendamento do serviço.

Os atendimentos no Castramóvel foram iniciados terça-feira (11), com a realização de triagem - para avaliar se os animais estavam aptos à castração -, atendimento clínico por demanda espontânea, vacinação antirrábica, testagem para Leishmaniose Viral (LV) e distribuição de 35 fichas para castração. Nesta quinta-feira (13), os moradores da região ainda poderão levar seus animais para realizar estes serviços, que foram ofertados pela Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ).

A manicure Neyla Mayara Felix é moradora do bairro e levou o gato Nick para a castração. “É uma ação muito importante porque ajuda a população a realizar a castração dos animais, e muitas pessoas não têm condições financeiras de fazer o procedimento em clínicas veterinárias. Infelizmente, tem gente que cria algum animal, não faz a castração, ele acaba procriando e, às vezes, é abandonado pelas ruas da nossa cidade. Então, a castração é necessária para ter esse controle, e o Castramóvel ajudou e muito a termos esse serviço de forma gratuita”, comentou.

"Está sendo uma excelente iniciativa da Prefeitura porque está nos dando a oportunidade de realizar a castração em nossos animais. Ter um animal é sinônimo de responsabilidade, mas muitos acabam sendo abandonados por aí. Meu desejo é que o veículo permaneça e percorra cada bairro da cidade, pois é uma ação muito válida”, destacou a moradora do bairro Cláudia Silvestre, que também levou a cadela Pérola para fazer a castração e aprovou a iniciativa da Prefeitura de Maceió.

De acordo com Marcella Soares, coordenadora do Gabinete da Causa Animal, o equipamento proporciona o controle populacional e leva saúde até os animais da capital. "O Castramóvel é uma iniciativa muito importante para a saúde dos animais. A castração, um dos serviços disponibilizados no veículo, previne tanto algumas doenças quanto o controle populacional desses animais. Estamos realizando as feiras de adoção, onde cães e gatos que foram abandonados são destinados à adoção. E, com a castração, nós evitamos que mais animais acabem indo para as ruas”, explicou.

“O Castramóvel é um veículo adaptado itinerante, que percorre os bairros de Maceió e leva a saúde até os animais. Mas vale lembrar que a nossa estrutura física é a Unidade de Vigilância em Zoonoses. Então, quem tem mais muitos animais pode levar até a unidade para receber a castração e outros serviços”, completou Marcella.

Na sexta-feira (14) haverá o segundo momento de castração, no qual participarão do procedimento apenas os animais que foram selecionados na triagem. Por semana, são distribuídas 70 fichas para a realização da castração (que acontece duas vezes na semana, sendo 35 atendimentos para um dia e 35 para o outro). Cada usuário pode levar até um animal para realizar a castração.

O Castramóvel

O equipamento integra o Programa Municipal de Esterilização de Cães e Gatos e visa o controle populacional de cães e gatos. O Castramóvel passará por diversas comunidades da capital, buscando trazer benefícios por meio do controle de zoonoses e da não proliferação de animais.

O Castramóvel conta com duas mesas cirúrgicas, que podem ser usadas de forma simultânea; uma autoclave para agilizar a esterilização de todo o material utilizado; uma geladeira, caso seja necessário coletar algum material biológico; além de ar-condicionado, exaustor, caixa d’água, caixas de esgoto, balão de oxigênio, extintor de incêndio e armário. É um centro cirúrgico completo.

Participam das ações duas equipes - dois médicos veterinários, dois auxiliares de veterinários e dois técnicos responsáveis pelos cuidados com a remoção dos animais pós-cirurgia.

Primeira Edição © 2011