AAPPE promove Encontro Alagoano dos Tradutores/Intérpretes de Libras

07/01/2022 11:21

A- A+

Ascom AAPPE

compartilhar:

A Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais - AAPPE, fundada em 1987, destinada à integração das pessoas com deficiência, promove o Encontro Alagoano dos Tradutores/Intérpretes de Libras - de 26 a 29/01/22. Evento gratuito e 100% em libras, vem sob a legenda: construindo expertise para a qualidade das práticas, ao atuarem em contextos específicos, visando contribuir para o aprimoramento da atuação dos Tradutores/Intérpretes de Língua de Sinais e Língua Portuguesa – TILSP, na região.

Desde 1995 certificada como Entidade Beneficente, possui quatro pilares: Saúde, Assistência Social, Educação e Mercado de Trabalho. Para otimizar os dois últimos temas, possui um Centro Educacional, o Instituto Bilíngue de Qualificação e Referência em Surdez – IRES, onde a língua de sinais e o português são ensinados desde a crianças ou adultos. “O ensino e capacitação na Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS é uma prioridade na AAPPE, sendo oferecido cursos aos surdos seus familiares, funcionários, profissionais da rede pública e população de um modo em geral, contribuindo para uma maior comunicação e inclusão da pessoa surda. Disponibilizamos ainda intérpretes para facilitar a comunicação da pessoa surda, nas situações cotidianas”, enumera Iraê Cardoso, presidente da AAPPE.

A Instituição também contribuiu na discussão nacional para o reconhecimento da libras como língua oficial no Brasil, culminando no ano de 2002, com a aprovação da lei 10.436/2002. Com este reconhecimento institucional, ampliou sua intervenção com a comunidade surda e demais pessoas com deficiência já que pôde formar parcerias com instituições governamentais para um maior apoio à causa.

Através do IRES, atua em defesa dos direitos linguísticos desta comunidade, possuindo diversas ações voltadas à pessoa surda e/ou com múltiplas deficiências. Promove ainda acessibilidade em diversos espaços sociais, seja na área educacional, laboral, médica, jurídica, entre outros.

Levando em consideração que a Língua Brasileira de Sinais - Libras, como qualquer outra língua, é um organismo vivo que está em constante processo de mutação, faz-se necessário que os profissionais que atuam como intérpretes estejam em busca contínua de qualificação e capacitação, a fim de manter a qualidade no processo de tradução (simultânea e consecutiva - sinal/voz e voz/sinal).

“Sendo a AAPPE uma instituição de referência no estado, é cotidianamente solicitada a desenvolver serviços específicos ou encaminhar profissionais da tradução/interpretação da libras para atuarem em diferentes situações. Estes, em sua maioria receberam capacitação para uma atuação específica, quase sempre em seminários e sala de aula. Noutros campos, a grande maioria, ainda, não está devidamente preparada, o que nos impõe esse dever inadiável em organizar esse encontro, visto a demanda existente e as solicitações constantes”, explica Iraê.

Com a participação de palestrantes ilustres, a exemplo de Nelson Pimenta, Carla Sparano, Regiane Pereira, Renato Rodrigues, Ricardo Lima Júnior, Gabriel Isaac, Emeli e Luciana Marques, o evento pretende reunir cerca de 60 profissionais tradutores/intérpretes de Libras para uma atualização.

O Encontro Alagoano dos Tradutores/Intérpretes de Libras, que acontece na última semana de janeiro de 2022, visa estimular habilidades específicas dos profissionais para que possam atuar em conformidade com as necessidades dos diferentes cenários: sala de aula, música, saúde, empresas privadas, mídias, família etc.

“Aprimorando a atuação do intérprete pretendemos levá-los a perceber a necessidade de ser um pesquisador de sua prática, buscando estar atualizado com os conhecimentos de cada área”, finaliza.

 

 

Serviço:

Encontro Alagoano dos Tradutores/Intérpretes de Libras

Evento gratuito e 100% em libras

26 a 29/01/22

Local: IRES - Instituto Bilíngue de Qualificação e Referência em Surdez

Av. Dr. Antônio Gomes de Barros, 645, Jatiúca

(82) 3022-9692

Promoção: AAPPE

 

Maiores informações e inscrições:

www.aappe.org.br

(82) 9 9602-0710 (whatsapp)

Instagram: @aappe_oficial @iresinstitutobilingue

Primeira Edição © 2011