Videogames e desenvolvimento pessoal

Videogames e desenvolvimento pessoal: como esses universos se interligam?

06/12/2021 18:26

A- A+

A redação

compartilhar:

Com a tecnologia cada vez mais presente na sociedade, é importante saber como aproveitar, para o nosso próprio desenvolvimento, o melhor que ela oferece. A interação tecnológica pode realmente ajudar a aumentar a produtividade e a memória, além de colaborar com a manutenção de hobbies relativos ao mundo digital e que podem contribuir com o desenvolvimento de nossas capacidades cognitivas e criativas.

À medida que os videogames se tornam mais avançados, acabam invariavelmente contribuindo também para o desenvolvimento de indústrias digitais, sendo os eSports um exemplo perfeito disso e em constante crescimento. Pelo fato de os jogos simularem ambientes virtuais, as possibilidades são infinitas, atraindo, por este motivo, cada vez mais jogadores.

Como os videogames ajudam no desenvolvimento de habilidades?

Para alguns, os videogames talvez não sejam nada mais do que passatempos, mas a verdade é que, para bem além disso, já começam a ser vistos como uma ferramenta com forte potencial para as áreas de educação e formação. Os jogos de simulação são um dos melhores exemplos para perceber como a evolução dos videogames começou a ter aplicações práticas na vida cotidiana, pois oferecem uma experiência realista envolvendo atividades e conhecimentos que, na vida real, poderia ser mais difícil ou limitada.

Grande parte dos jogos requer que o jogador assuma riscos com frequência. Os jogadores aprendem rapidamente, por exemplo, como navegar por territórios e cenários inexplorados para enfrentar o desconhecido. O elemento surpresa também presente em grande parte dos jogos permite aos jogadores aumentarem a concentração, desenvolvendo, assim, um processamento mais eficiente de informações. Pontos como esses levam ao desenvolvimento do pensamento estratégico e da capacidade de observação, além de fazerem com que o jogador considere as suas decisões com mais profundidade, visto que é certo que um resultado ou consequência brotará delas.

Exemplos de jogos que colaboram com o estímulo do pensamento estratégico e da capacidade de observação são os de aventura e gestão de propriedades ou negócios, como o famoso SimCity, que requer do jogador o planejamento, a construção e a gestão de uma cidade em meio a desafios e objetivos. Outro jogo do gênero é o Klondike, um dos jogos de browser que permite ao jogador ter uma fazenda com animais e plantações. Conforme completa os vários objetivos do jogo, vê-se a sua propriedade crescendo em recursos. À medida que as metas vão sendo atingidas, os jogadores passam a desenvolver uma boa noção de gestão e estratégia, uma vez que, caso contrário, a propriedade não crescerá.

Outras capacidades que aqueles que gostam de jogar online também acabam desenvolvendo são a de liderança e organização, pois, ao jogar, encontram-se muitas vezes em situações que acabam exigindo essas habilidades, como ao enfrentar diversos inimigos em equipe para progredir no jogo. No mundo empresarial, onde o trabalho em equipe e a colaboração são alguns dos principais indicadores de sucesso, as mencionadas habilidades se tornam cada vez mais valiosas.

Os sistemas de pontos utilizados em muitos jogos para que se avance para a próxima fase, geralmente feitos por meio de classificação ou níveis, também são interessantes e podem nos ajudar a estar mais aptos em situações pelas quais passamos na vida real, tanto no universo da educação quanto no corporativo. Analogias interessantes em termos de níveis entre o mundo dos jogos e a vida real são a atribuição de notas no âmbito educacional e formativo e a definição de indicadores KPIs no mundo do trabalho, essenciais para a avalição de empregados.

Como os jogos podem ser divertidos e também educativos?

Outra maneira pela qual os jogos podem ser benéficos é expandindo o conhecimento. Existem muitos jogos em que se tem a oportunidade de responder a perguntas triviais enquanto jogamos. Títulos como Assassin's Creed oferecem um grande aprendizado sobre o mundo e a história da humanidade, representado por diferentes épocas no passado. O conhecimento e a exploração destes ambientes têm o objetivo de retratar a época em questão, permitindo, assim, que o jogador conheça civilizações como o Antigo Egito e a Grécia Antiga, apenas para mencionar alguns períodos de tempo.

imagem: Canva.com

A evolução dos videogames acompanha a inovação tecnológica. Esta sofisticação coloca jogadores em diversos cenários que contribuem para a implementação cognitiva e criativa. Por se tratar de uma indústria que oferece potencial para qualquer jogador, especialmente em contextos de formação e educação, vê-se como benéfico o fato de alcançar tantas pessoas diferentes mundo afora. Os ambientes digitais trazem vantagens que nem sempre podem ser encontradas no mundo real, e é este o ponto-chave que pode fazer cada vez mais com que os jogos sirvam de base para a aprendizagem e o acesso a novos conhecimentos e experiências.

Primeira Edição © 2011