Conselho de Direitos Humanos da ONU fará sessão urgente sobre Sudão

02/11/2021 18:06

A- A+

Agência Brasil

compartilhar:

O Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas realizará uma sessão de emergência sobre o Sudão na sexta-feira (5), a pedido de Reino Unido e de outros países, após o golpe militar da semana passada, informou a ONU em comunicado divulgado nesta terça-feira (2).

O pedido do Reino Unido foi feito em nome de 18 Estados-membros, mais do que um terço exigido para convocar uma sessão especial do Fórum de Genebra, de 47 membros, incluindo o Sudão. Foi apoiado por 30 países com status de observador, incluindo os Estados Unidos.

A missão permanente do Sudão na ONU em Genebra distribuiu um aviso a outras delegações anunciando que havia retirado seu embaixador. O Sudão não apareceu na lista da ONU de 17 países que apoiaram a realização da sessão.

Na semana passada, os militares sudaneses tomaram o poder por meio de um golpe, prendendo autoridades civis e políticos e prometendo estabelecer um novo governo de tecnocratas. O golpe de 25 de outubro foi recebido com oposição e manifestações de rua.

Jeffrey Feltman, enviado especial dos Estados Unidos para o Chifre da África, disse que os militares sudaneses mostraram "contenção" em sua resposta às manifestações no sábado, o que considerou sinal potencial para um retorno ao compartilhamento do poder com civis.

Primeira Edição © 2011