Como sofre a oposição em Alagoas atualmente

18/10/2021 15:27

A- A+

Romero Vieira Belo

compartilhar:

Nunca foi tão difícil fazer oposição em Alagoas. Houve algo parecido nos anos 1970/1980. Divaldo Suruagy era o governador, trouxe o Polo Químico e viabilizou a vinda do Hotel Jatiúca, ponto de partida da arrancada turística. Como não tinha o que criticar, os adversários passaram a dirigir ataques pessoais ao governador. Exemplo de homem público íntegro, Suruagy sempre levou vida simples, sem posses, sem patrimônio. Deixou um modesto apartamento para a família. Já seus opositores...

Hoje, os gatos pingados que fazem oposição a Renan Filho enfrentam sérias dificuldades. São tantos os projetos executados, os programas sociais implementados, que a ‘turma do contra’ se vê atordoada. O governador é um recordista em construção de rodovias, unidades de saúde, escolas de tempo integral, centros de segurança pública, creches, cisternas. Construiu cinco grandes hospitais e já deu início a mais um, graças ao que os efeitos da pandemia por aqui foram contidos. Alagoas está entre os estados com as menores taxas de mortalidade por Covid-19, apesar da grita insana dos que defendiam a economia escancarada, abertura total e imprudente – e os hospitais e cemitérios abarrotados...

O golpe mais duro nos críticos irascíveis, contudo, acaba de ser desferido. O projeto de Renan Filho para a educação confere ao professor a dignidade e o valor historicamente negados ao magistério. Com a proposta do Plano de Cargos já enviado ao Poder Legislativo, o professorado da rede estadual passará a ganhar o que de fato merece. O reconhecimento coloca Alagoas entre os estados que melhor remuneram seus educadores.

Diz-se que governantes não investem na educação por causa do ‘retorno político demorado’. Renan Filho acaba de desconstruir essa lógica do atraso. Movido pela convicção de que ‘nenhum povo evolui sem instrução’, o governador transforma o ensino na ferramenta que vai, de fato e de direito, garantir um futuro melhor para as gerações. É o que se consegue quando se paga bem a quem exerce o nobre papel de formar, orientar e ensinar.

Se reagir com o mínimo de decência, se esquecer a ciumeira por um instante apenas, a oposição também acabará aplaudindo...

 

GUEDES E A VENDA DA PETROBRAS 1

Há poucos dias, o ministro Paulo Guedes, da Economia, defendeu a privatização da Petrobras para investir no social. Pode se tratar de ‘mera coincidência’, mas o fato é que em mais de uma ocasião o Colunista defendeu a venda da Petrobras e o emprego da receita em projetos sociais. Seriam mais de 200 bilhões de reais para o governo federal investir na melhoria da realidade social brasileira.

 

GUEDES E A VENDA DA PETROBRAS 2

O argumento usado aqui em defesa da venda da Petrobras é muito simples: o governo se desfaria de sua parte em uma empresa que continuaria aqui, explorando, produzindo e vendendo derivados de petróleo. Então - é lógica primária – o País disporia de uma montanha de dinheiro e permaneceria com tudo que já tem. Será que o ministro malvado pensou do mesmo jeito?

 

RENOVANDO A MALHA VIÁRIA DA CAPITAL

Ao pavimentar e recuperar o asfalto de mais de 50 km de ruas, o programa ‘Maceió Tem Pressa’ dá a exata ideia de como o prefeito João Henrique Caldas encontrou a malha viária da capital. São tantas as ruas esburacadas que, no Trapiche, a equipe do Tapa-Buraco restaurou inúmeras vias e acabou esquecendo duas importantes: Rua Teonilo Gama e Rua Lavenère Machado. O programa tem Marcelo Maia como coordenador.

 

GOVERNO FEDERAL NÃO FAZ, ALAGOAS FAZ

É isso aí. Enquanto o governo federal corta verbas do ensino técnico-profissionalizante e universitário, o governo alagoano assume, com recursos próprios, a construção de uma unidade do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), em Batalha. Convênio foi assinado pelo governador Renan Filho e o reitor Carlos Guedes. Obrará custará mais de R$ 17 milhões. Caso é inédito.

 

A PETROBRAS E O REAJUSTE DOS COMBUSTÍVEIS

Com a necessidade de satisfazer seus acionistas e investidores, a Petrobras reajustou os preços da gasolina e do gás. A gasolina não atinge nenhum segmento organizado, assim como o gás, cujas vítimas do novo aumento são as pobres donas de casa. Resta saber quando a Petrobras vai aumentar o preço do diesel e encarar uma previsível mobilização dos caminhoneiros...

 

A ESTATAL FOI RÁPIDA NO GATILHO

Já se sabe que o presidente da Câmara, Artur Lira, defende projeto para unificar as alíquotas do ICMS e, assim, baratear o preço dos combustíveis. Pois bem. O projeto de Lira reduz os preços em 8%. Ora, ocorre que a Petrobras se antecipou e acaba devorar 7,2% desse percentual projetado por Lira.

 

Primeira Edição © 2011