Praia Limpa e retira mais de 100 kg de lixo em Guaxuma

Ação conjunta entre o Município de Maceió com o Coletivo levou equipes de limpeza à praia

09/10/2021 17:44

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Na manhã deste sábado (9), uma ação conjunta do Coletivo Praia Limpa e da Prefeitura de Maceió, em alusão ao Dia da Natureza, comemorado no última dia 4 de outubro, retirou mais de 100 quilos de resíduos na faixa de areia da Praia de Guaxuma. A atividade ainda teve a participação das ONGs Juventude Lixo Zero e Ipioca Praia Limpa e da cooperativa de reciclagem Cooplum Jacarecica.

Mais de 80 pessoas, entre servidores da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e voluntários, percorreram a faixa de areia recolhendo recicláveis, materiais inservíveis e bitucas de cigarro descartados de forma irregular por moradores, turistas e ambulantes que frequentam a região.

Diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, Kedyna Tavares afirma que é lamentável retirar toda essa quantidade de lixo em uma praia.

“Infelizmente ainda existem muitas pessoas que não respeitam e preservam a natureza. Encontramos muito material reciclável, que podia ter um destino diferente e sustentável. Além disso, muitas bitucas de cigarro, que podem ser ingeridos por animais marinhos e causar algum mal para eles”, disse.

Voluntária da ação, Mariana Queiroz diz o quanto é gratificante participar de ações como essa. “Fico muito feliz em ajudar na preservação da natureza. Se todos fizessem a sua parte, seria mais legal e o meio ambiente agradeceria”, finalizou.

“Vamos realizar diversas ações como essa, atendendo outras praias e locais que necessitam dessa mão de obra. Nossa intenção é buscar e educar as pessoas de forma sustentável, unindo todos na luta pela preservação do meio ambiente”, completou a diretora.

Os materiais inservíveis recolhidos e as bitucas de cigarro serão destinadas para o aterro sanitário. Já os recicláveis encontrados foram separados e levados para a cooperativa de reciclagem, que darão o destino correto para eles.

Primeira Edição © 2011