Arborização:1.300 mudas de árvores foram plantadas

Locais recuperados eram pontos crônicos de descarte

19/09/2021 16:17

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Maior conforto térmico, redução da poluição atmosférica e aumento da umidade relativa do ar são alguns dos benefícios que a arborização oferece para a população. Com esse objetivo, a Prefeitura de Maceió realizou, este ano, o plantio de 1.300 mudas de árvores nativas em mais de dez bairros da capital.

As equipes estiveram nos bairros de Benedito Bentes, Vergel do Lago, Jacintinho, Jatiúca e Serraria. Além desses, Prado, Ponta Grossa, Antares, Eustáquio Gomes e Santos Dumont. Neles, mais de 10 mil pessoas foram beneficiadas.

Mapeados pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), os locais escolhidos para o plantio das árvores são antigos pontos crônicos de descarte irregular de lixo. Dessa forma, além de melhorar os aspecto visual da localidade, o órgão devolve-os à população, coibindo a prática com um formato mais sustentável.

O superintendente Ivens Peixoto afirma que o plantio de mudas traz um retorno importante não só para a comunidade mas também para todo o meio ambiente. “A arborização traz muitos benefícios para a saúde dos moradores, além de melhorar a estética do local. Outro objetivo nosso é transformar locais de descarte irregular de resíduos em locais de convívio social, onde as pessoas possam sentir orgulho de viver ali”, disse.

Além do plantio de mudas de árvores, os locais mapeados passam por recolhimento de resíduos e seu entorno recebe ações de educação ambiental porta a porta, visando implementar mais consciência e práticas sustentáveis nas comunidades. O objetivo da ação é inibir o descarte irregular de resíduos na região e conscientizar a população a viver de forma mais sustentável.

A equipe de educação ambiental da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) conta com cerca de 15 servidores, que levam aos logradouros informações sobre a coleta domiciliar e coleta de volumosos, além de orientações do que descartar nos Ecopontos e nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados pela capital.

“A atividade porta a porta que realizamos em diversos bairros é muito importante para orientar e, com isso, trazer o cidadão para o nosso lado na manutenção da cidade limpa. Fazendo a população entender o funcionamento dos equipamentos públicos ofertados pela Prefeitura, teremos aliados no descarte correto dos resíduos”, destacou Ivens.

“Fazendo o plantio de árvores, a limpeza e a educação ambiental queremos influenciar os residentes para que eles possam descartar de forma correta seus resíduos e preservar ainda mais seu bairro e sua cidade”, completou o superintendente.

Para informações sobre a coleta domiciliar, coleta de volumosos, Ecopontos e PEVs o cidadão pode entrar em contato com a Central de Monitoramento da Sudes através do número 0800 082 2600 ou no WhatsApp 98802-4834.

Primeira Edição © 2011