Cerimônia empossa conselheiros da cultura

17/09/2021 14:18

A- A+

Assessoria

compartilhar:

A Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) realizou uma cerimônia no auditório da Prefeitura de Maceió, no Jaraguá, para celebrar dois eventos: a posse dos eleitos para o biênio 2021/2023 do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) e a solenidade simbólica de lançamento dos dez editais da cultura, que juntos poderão contemplar mais de dez mil artistas. O evento ocorreu nesta quarta-feira (15).

No primeiro momento da cerimônia, aconteceu a posse dos novos conselheiros e seus suplentes, e a presidente Mirian Monte destacou a importância do papel deles para ajudar a Fundação a garantir os direitos culturais dos artistas de Maceió. “É momento de enxergar a cultura como um direito humano, constitucional. Precisamos ver esse como um momento de mudança de paradigmas entre a própria comunidade cultural na consolidação de seus direitos”, frisou.

“Desde o ano passado, nos deparamos com uma situação a qual nunca tínhamos visto antes: uma pandemia. Mas nossa sociedade, de certa forma, evoluiu muito, e ficou claro que sem os artistas, nós ficaríamos ainda mais asfixiados. A comunidade cultural foi uma das mais afetadas, mas ficou evidente a nossa importância na vida da população”, disse ainda a presidente.

Mirian Monte também enfatizou a importância da função dos conselheiros para a FMAC, no intuito de ajudarem o Município a elaborar suas políticas culturais. “Todos nós conhecemos nossa riqueza cultural, e cabe a nós fazer dela uma potência. O conselho entra com a responsabilidade de, conosco, cuidar dessa potência, capacitando nossos artistas e a comunidade cultural como um todo. Nós temos que dar as mãos e precisamos de braços para poder atuar efetivamente na construção das políticas públicas culturais”, finalizou Mirian.

Tomaram posse nove titulares e nove suplentes para as nove cadeiras do CMPC, sendo eles, respectivamente:

  1. Arquivo, Patrimônio Material, Imaterial e Museus: Marisa Beltrão Malta e Célia Regina Ferreira Paiva
  2. Arte Digital e Artes Visuais: Carlos Frederico Correia Silva e Levy José Souza Paz
  3. Artesanato, Moda e Design: Caroline Priscila Couto Verçosa e Ana Cristina Ferreira Santos
  4. Audiovisual e Fotografia: Beatriz Souza Vilela e Jasmelino Medeiros de Paiva Viana
  5. Artes Cênicas: Ticiane Simões dos Santos e Bárbara Barros Lustoza da Silva
  6. Culturas Afro-Brasileiras: Salete Maria Bernardo dos Santos e Mirian Araújo Souza Melo
  7. Culturas Populares: José Maria Diniz da Silva e Maria Gilvaneide de Souza
  8. Literatura, Livro e Poesia: Damiana Maria Barbosa Jaires Melo e Valbertson de Brito Lyra Santos
  9. Música: Lailla Nayara Alves de Brito Soares e Felipe Correia Oliveira

Dez novos editais

No segundo momento da cerimônia, foi realizada a solenidade do lançamento dos dez editais da cultura. A solenidade contou com a presença da vereadora Teca Nelma, representando a deputada federal Tereza Nelma, que foi responsável por obter os recursos federais para o lançamento de três convênios, o Cidade das Artes, o Cultura na Rua e o Ginga Maceió. Juntos, eles deram origem à sete editais: o Credenciamento de Artistas, o Xangô Rezado Alto, o Natal dos Folguedos, o Credenciamento de Artistas e Grupos da Cultura Popular, o Festival Bumba Meu Boi, Credenciamento de Grupos Afro e Núcleos de Capoeira. Os dois outros editais, provenientes do convênio Folguedos na Rede, de autoria do senador Rodrigo Cunha, foram o Oficina de Folguedos e Oficina de Figurinos. O décimo edital lançado foi o Folguedos Por Todos os Cantos, este realizado com recursos próprios da Prefeitura de Maceió.

Também foram exibidos vídeos com depoimentos de alguns inscritos nos editais, como Elvis Pereira, presidente da Liga dos Cocos de Roda de Alagoas; Washington do Nascimento, presidente da Liga das Quadrilhas Juninas de Alagoas; Zé do Boi, presidente da Liga de Bumba Meu Boi de Alagoas; e da Mãe Mirian, mestra patrimônio vivo do estado de Alagoas.

A vereadora Teca Nelma também destacou, assim como a presidente, a importância dos novos conselheiros para difundir e amplificar a divulgação dos editais.

“Cerca de 80% do valor investido nos editais vieram das emendas parlamentares da deputada Tereza Nelma. É um dos compromissos dela lutar pela cultura, e também meu compromisso como representante da Câmara Municipal de Maceió”, reforçou.

Primeira Edição © 2011