SMTT já removeu 75 veículos abandonados nas vias em 2021

13/09/2021 17:25

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Desde o início do ano, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), retirou das ruas 75 veículos que estavam abandonados nas vias públicas da capital causando prejuízos à circulação de pessoas ou à segurança viária. Além de provocar danos a aspectos urbanos e paisagísticos de Maceió levando transtornos para a população.

Após a denúncia, equipes são deslocadas para verificar a situação dos veículos, de acordo com o que está disposto na Lei Municipal n°. 6.337 de 07 de agosto de 2014. Como primeiro item, é analisado o estado de abandono, em qualquer circunstância, por mais de quinze dias.

Entram na checagem dos agentes, a ausência de pelo menos, uma placa de identificação obrigatória, a falta de vidros, pneus ou rodas, assim como se um ou mais pneus estão furados. Também, se a carroceria ou agregados estão enferrujados ou faltantes, sem motor e em evidente estado de decomposição da carroceria.

O diretor de Operações de Mobilidade, Ricardo Duarte, explica que o proprietário é informado sobre o prazo de três dias, para que seja realizada a remoção. “É importante destacar que, após o fim do prazo dado ou durante a primeira visita, e não sendo localizado o proprietário, o veículo é removido. Nessas situações, o dono será responsabilizado pelas taxas de remoção e guarda do bem que estava em situação irregular”, disse Duarte. Caso o proprietário não regularize as pendências no prazo de dez dias, após o recolhimento, o veículo pode ser leiloado.

O risco da irregularidade encontrada pelas ruas da capital chega a outras dimensões, conforme ressalta o superintendente da SMTT. “Além de atrair criminosos, esses veículos abandonados pelas vias de Maceió, também podem servir de criadouro do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zica, o que se configura um enorme risco para a população. Estamos atentos a isso, para evitar que os maceioenses não sejam prejudicados”, destacou, André Costa.


Canais de Atendimento
Para solicitar que as equipes verifiquem veículos abandonados, o cidadão pode entrar em contato pelo telefone 3312-5340. O canal funciona 24 horas, todos os dias da semana. O Disque SMTT funciona no número 118. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O maceioense também pode entrar em contato pelo aplicativo SMTT Maceió – NOI Cidadão, disponível para os usuários do sistema operacional Android.

Primeira Edição © 2011