Inclusão da “Primeira infância”

No PPA será vanguarda na gestão municipal

11/08/2021 19:54

A- A+

Ascom AMA Al

compartilhar:

A Associação dos Municípios Alagoanos – AMA – passa a ser interlocutora entre equipes municipais, Seplag e programa Criança Alagoana-CRIA- para inclusão das metas previstas pelos gestores, em todas as áreas, dentro do Plano Plurianual. Com a parceria da Fundação Maria Cecília Vidigal, através da plataforma ENAP, os municípios terão um curso de capacitação que os tornará aptos , também, a receber o selo CRIA de reconhecimento.

O Plano Plurianual (PPA) é o principal instrumento de planejamento de médio prazo de ações, abrangendo as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública para as despesas de capital. O PPA estabelece as medidas, gastos e objetivos a serem seguidos ao longo de um período de quatro anos e deve ser enviada à Câmara de Vereadores até o dia 31 de agosto de 2021.

O prefeito Adelmo Calheiros, coordenador da região Central, coordenou o encontro e classificou como muito importante a priorização da primeira infância no ciclo orçamentário. Também sinalizou que a AMA, através do presidente Hugo Wanderley, apoia todas as estratégias que tenham como objetivo assegurar a vanguarda dos municípios na gestão pública.

Com a oferta da capacitação gratuita, técnicos multisetoriais, de orçamento e finanças terão conteúdos, ferramentas e orientações relacionadas à primeira infância e a legislação que a regula.

O secretário de Planejamento Fabrício Marques posicionou as ações que vêm sendo executadas em todos os municípios dentro do Programa Criança Alagoana – CRIA- pontuado a necessidade das ações locais, das diversas secretarias possuírem um marcador único dentro do PPA.

Além do curso em parceria com a Fundação Maria Cecília, na próxima quinta-feira (12.08) às 10.30, técnicos do planejamento estarão a disposição para tirar possíveis dúvidas e apresentar a minuta que poderá ajudar aos técnicos na inclusão de novos artigos na lei a ser enviada à Câmara.

Também participaram desse encontro os secretários municipais, Larissa Santos da Fundação Maria Cecília, Shirley Araújo, do CRIA, Giselda Lins, do Coegemas e Neilton Nunes representando a UNDIME.

Primeira Edição © 2011