Solstício de inverno

21/06/2021 09:37

A- A+

Ascom Eu sem Fronteiras

compartilhar:

Solstício de inverno

6 min de leitura

Árvores secas sob o pôr do sol.

schan / 123rf

Escrito por Eu Sem Fronteiras

Ao longo de um ano, cada período emana um tipo de energia diferente. As estações do ano, por exemplo, podem transmitir positividade, introspecção, renovação ou florescimento. Mas existem fenômenos mais específicos que marcam o princípio e o fim de cada uma das vibrações. Um desses fenômenos é o solstício, que pode ser de inverno ou de verão. Embora o foco deste artigo seja o solstício de inverno, você vai aprender também o que é o solstício de verão, para não confundir um com o outro. Confira!

Tudo sobre Solstício de inverno

O que é solstício de inverno?

O solstício é um evento astronômico que marca o início do verão ou do inverno. Ou seja, o solstício de inverno define o começo do inverno e o solstício de verão caracteriza o início do verão.

Para compreender os detalhes desse fenômeno é preciso entender como o Sol incide sobre a superfície terrestre. Uma vez que a Terra tem um formato geoide e gira ao redor do Sol de forma inclinada, o astro principal do Sistema Solar incide em cada um dos hemisférios, Norte e Sul, com intensidades distintas ao longo de um ano.

Quando um solstício acontece, o Sol atinge a superfície do planeta Terra com mais intensidade em um dos hemisférios, marcando o maior afastamento do astro em relação à linha imaginária do Equador, que divide o planeta ao meio, horizontalmente.

Nascer do Sol.

ben gursky / Pexels

Sendo assim, o solstício de inverno acontece no hemisfério Norte no dia em que o Sol atinge com mais intensidade o hemisfério Sul. Normalmente esse evento acontece no dia 22 de dezembro, início do inverno. Nessa mesma data, acontece o solstício de verão no hemisfério Sul, que é preenchido por Sol no primeiro dia de verão.

Já no hemisfério Sul, o solstício de inverno acontece no dia 21 de junho, quando os raios solares atingem o hemisfério Norte com mais intensidade. Assim, ocorre o solstício de verão ao Norte, com início do verão, e o início do inverno ao Sul, com menos Sol nessa parte da superfície terrestre.

Durante o solstício de inverno a noite é mais longa que o dia, dando a impressão de que o dia passou mais rápido. No solstício de verão, por outro lado, o dia é que é mais longo do que a noite, trazendo a sensação de que temos mais tempo para aproveitar a rotina.

Energias do solstício de inverno

Galho seco de uma árvore à frente da luz do sol se pondo.

Aida L / Unsplash

De acordo com culturas antigas, como a mitologia celta, o solstício de inverno emana energias de renascimento e de renovação. É um evento que determina o início e continuidade dos ciclos que definem a vida de uma pessoa, como relacionamentos, trabalhos, projetos e família.

Simbolicamente o solstício de inverno representa o momento em que as noites se tornarão mais longas, como se os momentos de luz estivessem deixando as pessoas na escuridão. No entanto, esse fenômeno não deve ser interpretado de forma negativa. É o momento para refletir sobre a sua vida, sobre as suas escolhas e sobre todas aquelas questões que precisam de um ponto final.

Durante o solstício de inverno você deve fazer um processo de desintoxicação, libertar-se de tudo aquilo que não faz mais sentido na sua vida e que parece não ter um fim. Aproveite o período de escuridão para ficar em paz com essas questões e renovar a sua vida traçando os pontos principais do que você espera para o novo ciclo da sua existência.

O solstício de inverno é o período ideal para adotar uma fase mais introspectiva, de tranquilidade e silêncio com as próprias dúvidas e questionamentos. É um período do ano que pede calma e análise antes de agir, que pede o processamento de experiências e de memórias, de forma a fazer uma autocrítica para que você concentre somente as energias certas na hora de agir.

Para o xamanismo, você ainda pode aproveitar o solstício de inverno para exercitar o perdão e a misericórdia. Dê uma segunda chance para você e para as outras pessoas. Analise tudo que está escondido na sua escuridão e reflita sobre os erros. Tenha em mente que uma nova trajetória está por vir e que nada do que te prende e te limita deve permanecer na sua vida.

Ritual para o solstício de inverno

Para começar o novo ciclo da sua vida é essencial que você faça um ritual de prosperidade. Esse fator é essencial para que sejamos capazes de realizar nossas metas e cumprir nossos desejos mais profundos.

Vela vermelha acesa.

Top5 Way / Pexels

Por isso, você pode aproveitar a noite do solstício de inverno para fazer um ritual que atraia a prosperidade. Siga criteriosamente cada parte da preparação, para que ela funcione sem qualquer problema!

Ingredientes:

  • Ramo de pinheiro;
  • Pau de incenso (com o aroma que preferir);
  • Cristal de pedra do sol;
  • 4 velas vermelhas;
  • Espelho pequeno;
  • Folha de papel;
  • Caneta de tinta verde;
  • Um local ao ar livre.

O ritual:

Em um local aberto, posicione as 4 velas vermelhas formando um quadrado, com uma vela em cada ponta. Coloque o espelho no centro e deposite o cristal em cima dele. Acenda as velas e o incenso. Em sentido horário, passe o pinheiro por cima de cada vela. Depois, coloque-o no centro do quadrado. No papel, escreva com a caneta verde tudo que você deseja atrair. Dobre o papel 4 vezes e o coloque embaixo do cristal, acima do espelho. Mantenha o altar montado por um dia.

Ao final do ritual você deve guardar o cristal e o pinheiro no seu armário, e colocar o papel com os desejos dentro de um vaso que você goste. As velas e o incenso devem ser descartados. Aproveite as energias positivas, de renovação e de reflexão que o solstício de inverno pode trazer para a sua vida!

Primeira Edição © 2011