Segurança Pública em Alagoas: o poder da mudança em apenas 6 anos

08/06/2021 14:33

A- A+

Romero Vieira Belo

compartilhar:

Orador brilhante, voz grave e envolvente, Teotonio Vilela – o pai – costumava dizer que “o crime não é uma característica do povo alagoano”, pois acontece aqui, no Rio de Janeiro, no Texas, em todas as partes do mundo. Verdade histórica inquestionável.

O que varia – e o saudoso menestrel assinalava sempre essa distinção – é a intensidade, a frequência da prática criminal. A abordagem emergia do estado de beligerância que acometeu Alagoas nas décadas de 70 e 80, mormente em razão da ‘guerra’ travada entre ‘Calheiros’ (que, em verdade, eram membros da família Cavalcante Lins) e o célebre cabo Henrique.

A partir daí, Alagoas passou a viver uma espécie de violência inercial alimentada por crimes passionais e ocasionais, mas também gerada em consequência do tráfico de drogas, cuja influência se expandiu com o próprio crescimento populacional do Estado e, em especial, com o surto demográfico de Maceió.

No início do novo século o estado perdeu por completo o controle da criminalidade. A ação dos traficantes, os assaltos a bancos, os roubos de cargas e as invasões de domicílios se potencializaram com a vinda de bandidos de outros estados – Pernambuco, Paraíba, Rio de Janeiro, São Paulo. Alagoas, então, assumiu posição de liderança no cenário da violência nacional.

De fato, a situação se deteriorou de tal forma que, no final de seu segundo mandato como governador (2014), Teotonio Vilela Filho se sentiu impelido a ir a Brasília pedir ajuda para combater a bandidagem em território alagoano. Naquele momento, a Segurança Pública Estadual emitia sinais de total exaustão. E o governo Dilma Rousseff atendeu ao apelo lançando aqui o projeto ‘Brasil Mais Seguro’, que não surtiu o efeito esperado.

A realidade só mudou a partir de 2015, com Renan Filho no governo e um personagem novo no comando da Segurança: Alfredo Gaspar de Mendonça. Gaspar valorizou a Polícia, Renan Filho reforçou o sistema de segurança, e o resultado foi espetacular: Alagoas saiu do topo da violência nacional e Maceió se converteu numa das capitais mais seguras do País.

OAB PRESTA JUSTA HOMENAGEM A LOIOLA

Pelo desempenho equilibrado e competente ao longo da vida pública e, claro, pelos relevantes serviços prestados à sociedade alagoana, o sertanejo Inácio Loiola foi homenageado pela Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas. Sem pestanejar, o deputado e ex-prefeito de Piranhas estendeu a distinção aos companheiros do Poder Legislativo Estadual.

Primeira Edição © 2011