Comissão da Câmara notifica BB sobre fechamento de agências

11/05/2021 18:13

A- A+

Ascom AMA Al

compartilhar:

Após deliberação da Confederação Nacional dos Municípios – CNM- provocada pela Associação dos Municípios de Alagoas- AMA -, sobre o fechamento de agências do Banco do Brasil em municípios de todo o país, o presidente da comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, Aureo Ribeiro, notificou o presidente do Banco para esclarecimentos em audiência pública.

O deputado justifica o pedido afirmando que desde sua criação até hoje é uma instituição financeira importante por seu alcance social a mais de 66 milhões de pessoas. Grande parte das cidades brasileiras depende da atuação do banco, seja porque têm folha de pagamento ou pelo fato dos repasses do FPM. No interior a existência de agência física do Banco do Brasil é de fundamental importância para fomentar os negócios.

Em Alagoas, pelo menos 10 municípios terão suas agências ou postos de atendimentos do Banco do Brasil fechados se o Banco não reverter a decisão, o que foi repudiado pelo presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, que levantou a bandeira, junto a CNM e ao Congresso, através da bancada federal do Estado.

“Isto é um retrocesso. O banco deve cumprir o seu papel social. O fechamento das agências e postos é ruim para economia local e durante pandemia estimula ainda mais a aglomeração e a circulação de pessoas entre os municípios, quando no momento o isolamento social é peça fundamental para evitar o contágio”, destacou o presidente Hugo, ao falar que se preocupa também com a segurança do cidadão.

Segundo mapeamento preliminar feito pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), serão pelo menos 160 unidades em todo país, sendo o Nordeste a região mais afetada.

O presidente da AMA já teve reuniões com a CNM e a diretoria do Banco em ações intermediadas pela coordenadora da bancada alagoana, deputada Tereza Nelma, que teve a participação de vários parlamentares.

A audiência pública está marcada para o dia 02 de junho e, além do representante do Banco do Brasil, terá a participação da CNM.

Primeira Edição © 2011