Educação em Alagoas: números impressionam

23/04/2021 12:31

A- A+

Romero Vieira Belo

compartilhar:

No passado, era comum afirmar que os governos negligenciavam a educação deliberadamente. Por que? Uma vez instruído, o povo se rebelaria contra os maus políticos, derrotando-os nas urnas. Era uma teoria precária, mas algumas exceções se encaixavam no enunciado. O mais provável, contudo, era que certos governantes gastassem pouco com ensino pela demora do ‘retorno político’...

Aqui, nos últimos 50 anos, governadores se sucederam investindo pouco na construção e mesmo na reforma de escolas, razão porque o Estado sempre ocupou posição crítica no ranking nacional de inclusão escolar. O fato é que a população pobre de Alagoas viveu décadas vendo a educação como uma miragem, um desafio impossível ou mesmo um sonho reservado a poucos.

Hoje, a realidade é outra. O governo de Renan Filho colocou a educação como uma das prioridades. Como secretário setorial, Luciano Barbosa trouxe para o estado o projeto que executou como prefeito de Arapiraca, priorizando a implantação de escolas de tempo integral e também reformando, ampliando e equipando numerosas unidades de ensino em todo o território alagoano.

Com isso, os números comprovam a primazia atribuída ao setor educacional: 70 milhões de reais investidos nos últimos seis anos. Agora mesmo, foram assinadas ordens de serviços para construção de novas escolas em sete municípios, enquanto a comunicação do governo antecipa que vem aí um pacotão bilionário de mais investimentos na área do ensino estadual.

Voltando ao enfoque inicial, o que Renan Filho está fazendo não trará retorno político a curto prazo, porém tem tudo para funcionar como uma revolução sem armas, mas com potencial para mudar os destinos de Alagoas. É algo elementar, mas conclusivo: nenhum povo se desenvolve sem instrução. Do mesmo modo, nenhum povo formado e educado vive na miséria.

Aliás, trata-se aqui de uma trilogia prioritária – educação-saúde-segurança – pois impressiona igualmente o volume de recursos que o atual governo investe na estrutura hospitalar e no novo e dimensionado sistema policial de Alagoas.

 

 

Primeira Edição © 2011