Previne Maceió: programa intensificou obras nas encostas

Mais de 370 galerias foram limpas e 1.600 metros de lonas de contenção aplicados em diferentes pontos da capital

12/04/2021 11:31

A- A+

Ascom SMG

compartilhar:

As equipes do Programa Previne Maceió estão lutando contra o tempo para garantir o maior número de ações de prevenção às chuvas em Maceió, principalmente nas áreas de risco, como as encostas. Em pouco menos de três meses, ações avançaram com entrega de obras nas encostas, remoção de lixo e limpeza e recuperação de galerias.

Com a chegada do período de chuvas intensas, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) focou na limpeza e recuperação das galerias, possibilitando melhor escoamento da água acumulada e evitando alagamentos. Somente esse período de implantação do programa foram limpas e recuperadas 375 galerias em diversos pontos da cidade.

Dessas galerias foram retiradas mais de 90 toneladas de lixo, que foram somadas as mais de 400 toneladas de resíduos recolhidas em 12 canais. “Focamos nessa limpeza para evitar alguns pontos crônicos de alagamentos que nós tínhamos em nossa cidade com pouco tempo de chuva. Ainda temos muitas galerias para limpar e recuperar, mas isso foi um avanço e conseguimos diminuir alguns danos”, afirmou o secretário de Governo, Francisco Sales, que coordena o Previne Maceió.

Paralelo a essa limpeza, a Prefeitura de Maceió retomou as obras de contenção nas encostas contemplando a Grota Bom Jesus, no bairro do Benedito Bentes II; a Grota do Aterro, no Barro Duro; o Complexo São Rafael, no bairro de Mangabeiras; e a Morada dos Palmares, no Tabuleiro dos Martins.

Visando diminuir os riscos de desabamento nessas áreas de encosta, a Defesa Civil Municipal colocou mais de 1.600 metros de lonas de contenção em 31 diferentes pontos distribuídos em seis bairros. São eles: Bebedouro, Chã da Jaqueira, Petrópolis, Jacintinho, Ipioca e Ouro preto.

“As equipes da Defesa Civil iniciaram a colocação dessas lonas em fevereiro, atendendo a pontos de área de risco, onde as obras estruturantes ainda não chegaram. Tivemos uma luta contra o tempo e conseguimos avançar em quatro encostas, mas iremos fazer de forma permanente todas as atuações do Previne Maceió, com concreto nas obras das grotas e encostas. Assim, os moradores terão um sistema de drenagem eficiente”, acrescentou Francisco Sales.

Previne Maceió
O Programa Previne Maceió tem como objetivo levar ações de prevenção, informação e advertir a população sobre possíveis danos provocados pelas chuvas. A ação das equipes nas ruas é para tentar minimizar ao máximo os danos provocados durante a quadra chuvosa, prevista entre os meses de março a agosto.

O grupo é formado pela Secretaria Municipal de Governo, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Infraestrutura, Superintendência de Desenvolvimento Sustentável e Defesa Civil.

Primeira Edição © 2011