Agendamento de mamografias gratuitas

Unidade Móvel Saúde Mulher inicia agendamentos de mamografias gratuitas Marcação de exames acontece na Unidade Sesc Poço, das 8h30 às 11h30, até a próxima sexta-feira (5)

02/03/2021 15:28

A- A+

Sesc Alagoas

compartilhar:

Unidade Móvel Saúde Mulher inicia agendamentos de mamografias gratuitas

Marcação de exames acontece na Unidade Sesc Poço, das 8h30 às 11h30, até a próxima sexta-feira (5)

Para contribuir com o diagnóstico precoce do câncer mama, o Sesc Alagoas realizará, por meio da Unidade Móvel Saúde Mulher, 200 mamografias gratuitamente. O agendamento dos exames foi iniciado na manhã desta terça-feira (2), no Espaço Recreativo e Cultural da Unidade Sesc Poço, e acontecerá até a próxima sexta-feira (5), sempre das 8h30 às 11h30, obedecendo todas as medidas de segurança para evitar a proliferação da Covid-19.

            Os exames são destinados a pessoas com idade entre 50 e 69 anos, sem solicitação médica, ou para mulheres que não estejam nesta faixa de idade, desde que apresentem solicitação médica. Para realizar o agendamento, é necessário apresentar originais e cópias do RG, CPF, comprovante de residência e o Cartão SUS.

A dona de casa Maria Cícera Barbosa, 55 anos, foi uma das primeiras pessoas atendidas no primeiro dia de agendamento. Ela relata que está há cinco anos sem fazer mamografia. “Eu sei que essa é uma doença muito grave porque minha filha morreu de câncer há oito meses e passei três anos nessa luta com ela. Infelizmente, eu não teria condições de fazer o exame nesse momento. Por isso, essa é uma grande oportunidade para mim e para outras pessoas que não podem pagar”, conta.

Para a estudante Rosângela Soares, 51 anos, ao disponibilizar exames gratuitos, o Sesc aumenta as chances de diagnóstico precoce da doença. “Essa é uma doença que tem uma incidência muito grande mundialmente e o acesso ao exame faz com que a mulher tenha a possibilidade de ser encaminhada mais rápido para o tratamento e tenha mais chances de cura. Quanto mais cedo ela fizer o diagnóstico, mais chances ela tem de sobreviver”, afirma.

            Com o intuito de evitar aglomerações, serão realizados 50 agendamentos de exames por dia. Além de passar pela aferição de temperatura na entrada, as pessoas interessadas devem cumprir as medidas de distanciamento e utilizar máscara enquanto estiver dentro da Unidade Sesc Poço.

Os exames serão realizados na Unidade Móvel Saúde Mulher, localizada no Sesc Poço, a partir do dia 15 de março. Os resultados serão emitidos pelo Hospital do Câncer de Barretos, que é referência no tratamento da doença, em aproximadamente 15 dias úteis após a realização da mamografia. Os laudos serão impressos e as imagens entregues em DVD.

 Mais informações: 2123-2439.

 

Primeira Edição © 2011