Assistência Presente beneficia moradores de Ipioca

25/02/2021 17:59

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Em mais uma edição do #TôAqui – Assistência Presente, ocorrida nesta quinta-feira (25) na Escola Marechal Floriano Peixoto, no bairro de Ipioca, Gestantes da região puderam fazer o cadastro do Cartão Cria (Criança Alagoana) e a população em geral atualizou o cadastro do Bolsa Família.

De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Carlos Jorge da Silva,  no mês de março, a Semas levará o #TôAqui para os bairros que não têm a cobertura dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), para que as gestantes possam fazer o cadastro do Cartão Cria. “ Na próxima terça-feira(2), já teremos outra ação em Riacho Doce  e nos dias 4 e 9 no bairro do Tabuleiro”, falou Carlos Jorge.

Dalia Pontes,  do conselho gestor da Escola Marechal Floriano Peixoto, falou da importância da vinda do #TôAqui ao bairro de Ipioca. “Essa ação dá visibilidade ao nosso bairro. Aqui é tudo muito distante. A ação veio numa boa hora para contemplar  a comunidade com os serviços da Assistência Social”, destacou.

A moradora do bairro, Fabiana Ribeiro, está grávida de 4 meses e veio fazer o cadastro do Cartão Cria. “Foi muito bom que vocês vieram até aqui. Vim fazer meu cadastro. Vou ficar muito feliz de receber essa ajuda todos os meses. Vai ajudar muito para comprar algumas coisas para o meu filho porque ainda não tenho nada”, disse a gestante.

Esta edição #TôAqui também deu orientações para as mamães sobre a gestação e saúde do bebê, com a equipe do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Tiradentes (Unit). Também foram ofertados testes de glicemia e aferição de pressão arterial. Participaram também da ação , técnicos da Defesa Civil de Maceió.

Próximas Edições do #TôAqui

Na próxima terça (2),  o #TôAqui – Assistência Presente irá cadastrar as gestantes na Escola Benevides Epaminondas da Silva, em Riacho Doce. No dia  4 de março a ação será na Escola Pedro Suruagy, na feirinha do Tabuleiro e no dia 9 de março será no CMEI Casa da Amizade, no Tabuleiro.

Devem comparecer à ação do #TôAqui na próxima terça (2) em Riacho Doce para fazer o cadastro gestantes inscritas no Cadastro Único (Cadúnico) com renda mensal de até R$ 178,00 por pessoa e que estão fazendo o pré-natal na Unidade de Saúde da Família Jorge David Nasser,  em Ipioca; na Unidade de Saúde da Família de Pescaria; na Unidade de Saúde da Família Vanderli Mª de Andrade, em Riacho Doce; e na Unidade de Saúde da Família Mª Conceição Fonseca Paranhos, em Guaxuma. Mães que têm crianças com síndrome congênita por zika vírus, de 0 a 7 anos, também poderão se cadastrar.

As   gestantes deverão  levar os seguintes documentos para fazer o cadastro: NIS, Caderneta da Gestante, Cartão SUS, RG-CPF e Comprovante de Residência.

Para o cadastro das crianças com síndrome congênita por zika vírus,  o responsável deverá levar certidão de Nascimento da criança, cartão SUS, RG-CPF do responsável, comprovante de residência, NIS do Responsável e da Criança e laudo médico.

O Cartão Cria é uma iniciativa do governo estadual, e beneficiará, com um auxílio financeiro de R$ 100 mensais, gestantes, bebês e crianças de até 6 anos de idade inscritos no Cadastro Único (Cadúnico), que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza. Crianças com síndrome congênita por zika vírus, de 0 a 7 anos, também serão beneficiadas.

Os outros pontos de atendimentos para o cadastro do Cartão Cria são: os 16 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Maceió, a sede do Cadastro Único (Cadúnico) na Serraria e o Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa), no bairro do Prado. O atendimento nos Cras será de 9h às 15h, e no Casa, das 13h às 15h. Para mais informações, as gestantes poderão ligar para o 3312-5924. As gestantes  devem procurar os postos de cadastro de acordo com a unidade de Saúde em que fazem o pré-natal, conforme o cronograma divulgado pela secretaria.

Primeira Edição © 2011