Cartão Cria: ‘#TôAqui’ cadastrará gestantes

A ação será na Escola Marechal Floriano Peixoto

23/02/2021 15:21

A- A+

Ascom Semas

compartilhar:

A segunda edição do ‘#TôAqui – Assistência Presente’, que acontecerá na próxima quinta-feira (25), no Litoral Norte, ofertará um serviço diferente para a população. Além da atualização cadastral do Programa Bolsa Família, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizará, nessa e nas próximas edições do projeto, o cadastro das gestantes para o recebimento do Cartão Cria (Criança Alagoana). A ação será na Escola Marechal Floriano Peixoto, em Ipioca, das 8h30 das 12h.

Devem comparecer à ação do #TôAqui para fazer o cadastro gestantes inscritas no Cadastro Único (Cadúnico) com renda mensal de até R$ 178,00 por pessoa e que estão fazendo o pré-natal na Unidade de Saúde da Família Jorge David Nasser,  em Ipioca; na Unidade de Saúde da Família de Pescaria; na Unidade de Saúde da Família Vanderli Mª de Andrade, em Riacho Doce; e na Unidade de Saúde da Família Mª Conceição Fonseca Paranhos, em Guaxuma. Mães que têm crianças com síndrome congênita por zika vírus, de 0 a 7 anos, também poderão se cadastrar.

De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Carlos Jorge da Silva, as próximas edições do projeto acontecerão em áreas que não tem a cobertura dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). “Levaremos o #TôAqui para essas regiões para garantir um atendimento mais rápido e com comodidade para todas as gestantes. A próxima edição do#TôAqui será dia 2 de março em Riacho Doce”, disse.

As   gestantes deverão  levar os seguintes documentos para fazer o cadastro: NIS, Caderneta da Gestante, Cartão SUS, RG-CPF e Comprovante de Residência.

Para o cadastro das crianças com síndrome congênita por zika vírus,  o responsável deverá levar certidão de Nascimento da criança, cartão SUS, RG-CPF do responsável, comprovante de residência, NIS do Responsável e da Criança e laudo médico.

O ‘#TôAqui – Assistência Presente’ é uma oportunidade para que os beneficiários do Bolsa Família da região que estão com o cadastro desatualizado façam sua atualização. Essa ação também contará com parceria do Centro Universitário Tiradentes (Unit),  que realizará testes de glicemia  e aferição de pressão arterial para as gestantes e dará orientações sobre a gestação e saúde do bebê.

Cartão Cria

O Cartão Cria é uma iniciativa do governo estadual, e beneficiará, com um auxílio financeiro de R$ 100 mensais, gestantes, bebês e crianças de até 6 anos de idade inscritos no Cadastro Único (Cadúnico), que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza. Crianças com síndrome congênita por zika vírus, de 0 a 7 anos, também serão beneficiadas. O benefício do Cartão Cria deve ser destinado à aquisição de alimentos saudáveis para assegurar a melhoria da qualidade nutricional das gestantes e crianças.

Os outros  pontos de atendimentos para o cadastro do Cartão Cria são: os 16 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Maceió, a sede do Cadastro Único (Cadúnico) na Serraria e o Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa), no bairro do Prado. O atendimento nos Cras será de 9h às 15h, e no Casa, das 13h às 15h. Para mais informações, as gestantes poderão ligar para o 3312-5924.

Primeira Edição © 2011