SMS atualiza profissionais para utilização de medicação preventiva

23/02/2021 15:23

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

Com o objetivo de atualizar os profissionais sobre a condução de pacientes que tiveram contato com o vírus HIV, a Secretaria Municipal de Saúde realiza uma capacitação, online e gratuita, sobre o protocolo de Profilaxia Pós Exposição (PEP), nesta quarta (24) e sexta-feira (26). 

O curso será ministrado pela infectologista da SMS Mardjane Lemos, e será direcionado aos trabalhadores das UPAs do Trapiche e Benedito Bentes, que são referência para atendimento a pessoas com exposição sexual ao HIV. 

O intuito é que os profissionais saibam direcionar os pacientes e orientar os casos em que o tratamento se faz necessário. A PEP é recomendada para todas as pessoas que tiveram alguma situação de exposição de risco para infecção HIV. E é uma profilaxia com caráter preventivo para as pessoas que não utilizaram métodos de proteção, a exemplo de preservativos, na relação sexual. O uso deste recurso é recomendado até 72h após a exposição. 

O usuário será avaliado por equipe de saúde, que verificará se seu relato corresponde à necessidade de intervir com a profilaxia. O tratamento é feito por  28 dias e o paciente é acompanhado por um serviço de referência, como as UPAs do Trapiche e Benedito Bentes, e pelo Hospital Escola Hélvio Auto.

Primeira Edição © 2011