Aeroporto de Maragogi tem início de obras celebradas

O equipamento contará com até 15 voos semanais

07/02/2021 14:25

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Um dos principais destinos turísticos do país, o segundo maior polo do turismo em Alagoas e o grande parque hoteleiro da região Costa dos Corais, são alguns dos fatores que fizeram da cidade de Maragogi a sede ideal para o segundo grande aeroporto de Alagoas. Essencial para a atividade turística e uma demanda antiga do trade local, o início das obras do equipamento na última quinta-feira (04) foi celebrada por importantes players do setor tanto no Brasil como no exterior.

O presidente da Gol linhas áereas, Paulo Kakinoff, evidencia a vocação natural da região como um todo para o turismo sustentável e como isso tem sido uma prática e um atrativo conhecido do mercado do turismo brasileiro. “Maragogi se destaca como uma cidade onde o turismo e a preservação do meio ambiente andam lado a lado, sendo o principal destino da APA Costa dos Corais, que abarca a maior barreira de corais costeira do mundo. A estrutura criada em torno do turismo sustentável permite que milhares de brasileiros de todas as regiões do país possam conhecer estes tesouros nacionais”, pontua.

Ainda de acordo com Kakinoff, a construção do Aeroporto Costa dos Corais, como se chamará o equipamento, fará com que as companhias aéreas operem com mais voos para Alagoas. “A construção do Aeroporto Costa dos Corais não só facilitará as viagens à região como fomentará ainda mais o turismo, a geração de emprego e estimulará que as companhias aéreas aumentem a quantidade de voos, possibilitando que mais pessoas tenham acesso às belezas naturais de nosso país”, completa.

Com uma pista de 2.200 metros para pousos e decolagens, o aeroporto terá capacidade para até duas grandes aeronaves simultaneamente e doze aviões de pequeno porte. Para Sylvio Ferraz, vice-presidente de produtos da CVC Corp, o equipamento aproximará ainda mais o destino dos consumidores. “O aeroporto de Maragogi é uma excelente notícia para o turismo. Um dos nossos principais destinos atualmente estará ainda mais perto do público consumidor. Ter um equipamento desse porte na região vai mudar o patamar do destino, fazendo com que a própria CVC cresça nos investimentos que já são importantes para Alagoas”, comemorou Ferraz. Somente com a operadora, que é a maior da América Latina, Alagoas recebe oito voos fretados semanais até o fim da alta temporada deste ano.

Prospecção do mercado internacional e hotelaria

Para o mercado internacional, a construção do Aeroporto Costa dos Corais, é mais uma atrativo para investimentos em Alagoas. Quem atesta isso é o presidente do grupo hoteleiro português Vila Galé, Jorge Rebelo, que atualmente constrói mais uma unidade do grupo, a primeira em Alagoas, na praia de Carro Quebrado, na cidade de Barra de Santo Antônio, município distante apenas 90 km de Maragogi.

“O transporte aéreo é fundamental para atrair turistas nacionais e internacionais e, por isso, o investimento no novo aeroporto de Maragogi é da maior relevância para o crescimento do litoral Norte de Alagoas. Como também foi importante a captação do voo Lisboa/Maceió que colocou Alagoas na rota do turismo internacional da Europa. A forte aposta do governo de Alagoas no turismo é muito acertada e, por isso, grande geradora de emprego”, ressalta Jorge Rebelo.

Os investimentos no turismo e hotelaria de Alagoas, também impulsionado pela construção do novo aeroporto, é comemorado pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH/AL), André Santos. “O Litoral Norte é um dos pólos turísticos mais importantes do destino Alagoas, muito bem posicionado no mercado nacional e com grande potencial de expansão da rede hoteleira, que tem investido fortemente na região. Temos acompanhado esse crescimento com muita expectativa e acreditamos que o Aeroporto de Maragogi será um marco para o desenvolvimento turístico e socioeconômico da região e de todo o nosso destino”, ressalta.

Investimentos na ordem de R$ 120 milhões serão necessários para a finalização do Aeroporto Costa dos Corais. A previsão de entrega da obra é de até dois anos. De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, serão recursos próprios que garantirão a entrega do equipamento que, posteriormente, será entregue à iniciativa privada. “O governador Renan Filho está sempre muito empenhado em fortalecer o turismo, uma das nossas principais matrizes econômicas. O empenho na construção do Aeroporto Costa dos Corais, obra prometida por muitos anos sem sucesso, foi determinante para o início das obras que serão feitas inteiramente com recursos do Estado. Já estamos trabalhando para fomentar as operações aéreas deste novo equipamento e a nossa previsão é que ele conte com até 15 voos semanais. Isso vai significar um crescimento muito grande de turistas, que irão impactar em toda a cadeia, do setor, gerando ainda mais empregos, renda e oportunidades na região Norte do estado”, enfatiza o secretário Rafael Brito.

Primeira Edição © 2011