Não registrado na rede: conheça as causas e como resolver o problema

27/01/2021 17:40

A- A+

Escala

compartilhar:

De repente, você está em outra cidade, ou até mesmo em casa, e ao tentar fazer uma ligação aparece a seguinte mensagem na tela do celular: “não registrado na rede”.

Reiniciar o celular é a primeira coisa que muitas pessoas fazem, mas quando isso não resolve, o que pode ser feito? Primeiramente, é necessário entender as causas para então buscar soluções. Continue a leitura!

O que quer dizer “não registrado na rede”?

 

A mensagem “não registrado na rede” indica uma falha de conexão do celular com a rede da operadora. Quando isso acontece, você não consegue fazer ligações, enviar SMS e navegar na internet.

Esse problema pode ser causado por diferentes motivos, desde problemas técnicos da operadora até chip mal posicionado, e afetar números de qualquer operadora.

Listamos abaixo os principais motivos para o erro “não registrado na rede” e, logo em seguida, o que fazer para resolver o problema.

Principais motivos

Para que você consiga se comunicar, seja por ligações, SMS  ou internet, o seu celular faz uma busca por sinal da antena ou torre mais próxima de você, gerando uma conexão.

Quando surge a mensagem “não registrado na rede” ou “rede celular não disponível” significa que o celular não conseguiu encontrar a conexão da operadora. Alguns motivos para isso são:

  • Manutenção das antenas ou falha de cobertura;
  • Falha de registro do IMEI;
  • Chip mal posicionado;
  • Chip sujo ou oxidado;
  • Atualização do software Android;
  • Firmware do smartphone desatualizado;
  • Portabilidade recente;
  • Smartphone importado sem homologação da Anatel;
  • Falha relacionada a modelos específicos de celular.

 

O que fazer quando o celular sinalizar não registrado na rede?

Na maioria dos casos, reiniciar o celular já resolve. Isso porque, como já explicamos, o problema de “não registrado na rede” pode ocorrer por falhas temporárias na cobertura da operadora ou no smartphone.

Outra alternativa é desligar o celular, retirar o chip, limpá-lo com uma borracha e depois ligar o aparelho. Um chip sujo ou oxidado dificulta a sua leitura pelo celular, causando o erro.

Caso nenhum dos dois métodos funcione, ainda há algumas opções:

  • Ative o modo avião: busque o ícone “modo avião” e ative-o, tente fazer uma chamada e depois desligue o modo avião. Aguarde 1 minuto para a rede normalizar;
  • Ative o roaming: vá em “Configurações” ou “Ajustes”, encontre a opção “Configurações de Redes Móveis” e ative roaming de dados. Você ainda pode escolher a conexão, se 4G, 3G ou 2GB;
  • Atualize o software: abra as configurações e escolha a opção “Sobre o dispositivo”, clique em “Atualização de Software” e verifique se existe alguma. Caso sim, carregue a bateria do seu celular até 100% e atualize;

Não deu certo? Você ainda pode optar por restaurar as configurações de fábrica do aparelho, lembrando que isso apaga todos os dados, ou levá-lo em uma assistência técnica especializada.

Primeira Edição © 2011