Equipe técnica da FMAC se reúne com segmentos culturais

26/01/2021 19:26

A- A+

Ascom/FMAC

compartilhar:

Representantes do Coletivo das Culturas Populares – AL (COCAL) se reuniram nesta terça-feira (26) com a presidenta da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Mírian Monte, a Assessora Especial da Fundação, Whytna Cavalcante, o diretor de Produção Cultural, Rogério Dias e a coordenadora de Políticas Públicas Alternativas, Paolla Vasconcelos. No encontro foi apresentado o trabalho desenvolvido pela Organização Não-Governamental (ONG) em Maceió e em outros municípios alagoanos.

O presidente do Coletivo Cocal, Elvis Pereira, diz que a instituição trabalha com a preservação de saberes integrando as atividades realizadas em 30 grupos de Maceió e 50 no interior do estado com a juventude. “Nós prestamos assistência sociocultural de preservação de saberes”, conta Elvis.

Mírian Monte destacou que deseja ver as ações dos grupos, sejam as ligadas aos folguedos populares ou à cultura dos jovens de comunidades, nas escolas e em espaços públicos da cidade. Para ela é possível desenvolver um trabalho integrado entre as Secretarias Municipais de Educação (SEMED) e de Turismo (SEMTUR). “Vamos trabalhar para levar a cultura popular e outras expressões artísticas contemporâneas dos jovens para as escolas e espaços públicos de Maceió, para que a população e o turista reconheçam e valorizem a nossa identidade cultural”, revela a gestora.

Musicalização e Fanfarras – A equipe da FMAC esteve reunida também com os maestros Fernandes da Costa e Marcos Ricardo. Eles apresentaram ao diretor de Produção da FMAC, Rogério Dias, dois projetos que incentivam o aprendizado da música entre crianças, adolescentes e jovens. O primeiro trata da musicalização e formação de músicos e o segundo incentiva o movimento de bandas fanfarras. A agenda de encontros entre os segmentos culturais foi encerrada com a participação do representante do Grupo Ganga Zumba, mestre Carlos.

Primeira Edição © 2011