Prefeitura entrega uma Maceió mais iluminada

Com instalação de led nos últimos 4 anos a iluminação foi melhorada

01/01/2021 22:43

A- A+

ASCOM SIMA

compartilhar:

Um ano de muita luz para os maceioenses. A frase pode expressar um desejo de que 2021 seja um ano abençoado para a população, mas faz mesmo alusão ao fato dos moradores da capital alagoana ganharem nestes últimos 4 anos muitos serviços de iluminação pública nos bairros e nas principais ruas e avenidas de Maceió.

Somente com a colocação de novas lâmpadas led, mais duradoura e econômica, a Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (SIMA) realizou a instalação de cerca de 11.150 lâmpadas. Além das grandes áreas urbanas como o Centro da cidade, orla marítima e grandes avenidas, também foram contempladas as grotas como a do Moreira, Pau D’arco e Eldorado, no Jacintinho; Grutão, na Gruta de Lourdes; Estrondo e Moenda, no Feitosa; Canaã; e Mocambo, no Benedito Bentes.

Áreas de convivência, lazer, e para a prática de esportes também foram contempladas. Como exemplo a Praça Dona Marluci Emery, no bairro Gruta de Lourdes, que foi entregue pelo Prefeito Rui Palmeira na última segunda-feira (28). Só no mês de dezembro a prefeitura entregou mais dois espaços de lazer, as praças Tenente Madalena, em Cruz das Almas, e a Praça Sinimbu, no Centro. Todas com iluminação em led.

A substituição das lâmpadas convencionais por led trouxe benefícios como a economia de energia e a facilidade na manutenção do serviço, já que a tecnologia tem uma durabilidade até três vezes maior em relação às lâmpadas convencionais. Além disso, o led reduz totalmente a emissão de CO² (gás carbônico) e não emite raios infravermelhos e ultravioletas. Contribui também, para a segurança pública e qualidade de vida dos moradores.

Retirada total das lâmpadas de mercúrio

Em novembro de 2020, a Prefeitura de Maceió, por meio da SIMA, concluiu a ação de retirada de todas as lâmpadas de mercúrio do parque de iluminação da capital. As lâmpadas de mercúrio são ultrapassadas e consomem muito mais energia elétrica para alcançar uma determinada quantidade de luz em comparação às lâmpadas de vapor metálico ou vapor de sódio, por exemplo, além de serem nocivas ao meio ambiente e aos seres humanos.
As lâmpadas de mercúrio foram substituídas por lâmpadas led, de vapor de sódio e vapor metálico.

“ O Prefeito Rui Palmeira, entendendo a importância da iluminação para a convivência urbana e no auxilio à segurança pública, deu o ponta pé inicial para uma iluminação mais eficiente e consciente. Conseguimos tornar o serviço mais econômico, duradouro, ecologicamente correto e que atende ainda mais às necessidades da população”, enalteceu o superintende da SIMA, Cícero Rodrigo.

Primeira Edição © 2011