Prefeitura entrega novo espaço de lazer na Gruta

Com equipamentos adequados para esporte e lazer, o novo espaço faz parte do programa Nova Maceió

28/12/2020 10:51

A- A+

Assessoria

compartilhar:

O prefeito Rui Palmeira entrega, nesta segunda-feira, às 19h30, a Praça Dona Marluci Emery, o mais novo espaço de lazer do bairro Gruta de Lourdes. Com equipamentos adequados para esporte e lazer, o novo espaço faz parte do programa Nova Maceió.

A construção da praça foi executada pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes). O projeto incluiu a instalação de Parque Infantil Sustentável em espaço de areia, feitos de madeira de eucalipto, passeio público, mesas e bancos, além de iluminação em LED.

O local, que antes era usado pela população para o descarte irregular de resíduos, também recebeu jardinagem e arborização com o plantio de exemplares arbóreos e ornamentais. O investimento foi de R$ 140 mil.

Titular da Sudes, Gustavo Acioli Torres, explica que diversos espaços que antes eram pontos crônicos de descarte irregular de resíduos foram transformados em áreas de lazer.

“Este é mais um local que era utilizado pela população para descarte irregular de lixo e, agora, a Prefeitura entrega totalmente revitalizado. Com essa nova praça, os moradores da Gruta poderão desfrutar de momentos de lazer e convívio em família. Um espaço totalmente novo, que a gente pede o apoio dos moradores para cuidar, pois desta forma todo mundo é beneficiado, inclusive o meio ambiente”, afirma Torres.

Com nome aprovado pela Câmara de Vereadores, por meio de Projeto de Lei, a praça homenageia Maria Marluci Carrilho Emery Gracino dos Santos, mais conhecida como Dona Marluci. É alagoana, natural de União dos Palmares, mas residia em Maceió desde a década de 1960, onde veio para estudar com seus irmãos e irmãs.

Servidora pública aposentada do Governo do Estado de Alagoas, trabalhou por mais de 30 anos no Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Alagoas, antigo IPASEAL. Foi também Escrevente de Cartório de Registros Civis e professora de ensino fundamental. Moradora do bairro da Gruta de Lourdes há mais de 30 anos, era muito conhecida de todos e reivindicou durante anos a construção de uma praça no local, onde existe uma área ambiental e que constantemente era depósito de entulhos.

Dona Marluci faleceu em 24 de agosto de 2020, aos 72 anos de idade, mas conseguiu realizar seu desejo: propiciar não apenas um local para o lazer, mas a integração da comunidade com o espaço público, a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente, considerando a área de preservação ambiental que margeia a nova praça pública.

Primeira Edição © 2011