Projeto Guarda Ativa tem balanço positivo

24/12/2020 11:57

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Criado em julho de 2018, o Projeto Guarda Ativa, desenvolvido pela Guarda Municipal (GM) de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), teve um importante papel na vida dos participantes durante o ano de 2020. O incentivo às atividades físicas – mesmo de forma remota – durante o isolamento social proporcionou um ambiente de união e superação para cerca de 60 pessoas que compõem o projeto.

Formado em Educação Física, o guarda municipal e professor Antônio Fonseca avalia que, apesar de atípico, o ano de 2020 foi positivo para o projeto. “Tivemos menos aulas presenciais, mas o trabalho realizado no projeto conseguiu ser fortalecido e ainda mais consolidado”, afirma.

Sobre as atividades online, Fonseca conta que inicialmente foi um processo difícil, mas que foi importante para o bem-estar e união dos participantes. “Durante o isolamento social realizamos vídeo-aulas em horários alternativos e fizemos acompanhamentos virtuais pelo whatsapp. Alguns alunos perderam peso, outros ganharam, e também houve aqueles que não conseguiram aderir, mas em sua maioria conseguiram e estão vencendo esse momento ímpar em nossas vidas, todos nós estamos mais unidos, conscientes e fortalecidos”, incentiva.

“Durante o isolamento social alguns alunos foram contaminados pela Covid-19, inclusive eu. Nosso grupo se uniu de uma forma que até algumas pessoas que não faziam parte do projeto começaram a participar por ver a nossa união, e isso reforçou nossas ideias e objetivos”, finalizou Fonseca.

A iniciativa surgiu com o objetivo de incentivar o exercício físico para os agentes integrantes do grupamento Bike Patrulha, com sede na orla marítima e teve grande aceitação entre os demais GMs e a população. Atualmente, o projeto é voltado para todas as idades e beneficia pessoas entre 14 a 65 anos. Dos 60 alunos, cerca e 50% são guardas municipais.

Depoimentos

Para a aluna da comunidade, Gilcélia Alves, que participa do projeto há um ano e 4 meses, a iniciativa foi importante para além da prática de atividade física, principalmente durante o isolamento social. “Foi muito importante para mim, pois eu tenho quadro de depressão e em nenhum momento eles se afastaram da gente, pessoalmente ou pelo whatsapp, sempre estiveram em contato com a gente, pra gente não desabar. Eu não tenho nem palavras para agradecer a amizade deles por nós, é uma família, nos tornamos realmente uma família… Foi importante em todos os sentidos, pela minha saúde, pelo meu comportamento em relação às pessoas, porque eu era muito tímida, retraída, e já me colocaram na responsabilidade de ser a representante dos eventos da turma. Até me emociono, sou muito grata”, reconhece.

Já para a guarda municipal Dorinedja Cavalcante que sofria com dores no corpo, as atividades tiveram grande efeito para sua saúde. Com uma reeducação alimentar e as atividades, chegou a perder 15 quilos nos 3 meses em que participa do projeto. “Tenho problema de cálculo renal e com as atividades passei a tomar mais líquido. Também tenho problema no joelho por causa do peso, e como consegui reduzir, já não sinto mais, nem a dor lombar e nem a do joelho. Para mim, como para muitos lá, os resultados foram maravilhosos, eu estou amando, os professores são ótimos”, incentiva.

O GM Pedro de Lima Ocrécio também é educador físico e instrutor do Projeto. Ele informa que as atividades online seguem sendo realizadas com os alunos que até então não podem retornar às atividades presenciais. “A expectativa para o próximo ano é que o projeto continue crescendo e ajudando os GMs e à população. Os interessados podem comparecer em uma das aulas, que passaremos as orientações”, convida. As aulas de ginástica e hidroginástica são gratuitas e acontecem de segunda à sábado, das 06h30 às 07h30, na Praia de Pajuçara.

Primeira Edição © 2011