Unidade para castração móvel de cães e gatos é entregue

22/12/2020 11:01

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

Com o objetivo de ampliar, de forma mais humanizada, o acesso da população à castração de cães e gatos, o secretário municipal de saúde, José Thomaz Nonô, entregou a primeira unidade de Maceió da  esterilização móvel desses animais, na manhã desta segunda-feira (21). 

O castramóvel integra o Programa Municipal de Esterilização de Cães e Gatos, que passará a contar com a unidade móvel e o centro cirúrgico da Unidade de Vigilância em Zoonoses. 

“O castramóvel foi idealizado para promover esse controle populacional de forma mais próxima, já que a Unidade de Vigilância em Zoonoses fica um pouco mais distante de parte dos usuários. As áreas de atuação dos profissionais serão escolhidas de forma determinada. Nós pensamos inicialmente em locais que tenham uma grande presença de animais, como ONGs e abrigos; alto índice de acidentes e áreas que são endêmicas para a transmissão de zoonoses”, explica Fernanda Rodrigues, diretora de Vigilância em Saúde. 

Devido ao pré e pós-cirúrgico, serão analisados o atendimento dos animais de rua nessa unidade. “Inicialmente o animal precisará ter um tutor, mas a gente vai validar junto com as parcerias como a vai atuar em relação aos animais de rua”, menciona Fernanda. A meta é esterilizar 20 animais por dia. 

Para o secretário Thomaz Nonô essa é mais uma das ações da gestão que mostram o empenho em cuidar da saúde da população. “Essa é uma reivindicação antiga. Então, depois de muita luta nós estamos disponibilizando para sociedade. A utilidade é evidente, por exemplo, todo mundo reclama da proliferação de cachorros e gatos e enquanto eles estiverem sexualmente ativos a tendência é de multiplicar. E o castramóvel é destinado justamente a coibir essa expansão excessiva de animais e todos os riscos que eles podem trazer à população, já que eles são vetores de doenças”, relata o secretário. 

O Castramóvel começa a funcionar assim que for concluído o processo licitatório para a aquisição dos insumos necessários a serem utilizados na unidade. O processo está em tramitação na Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados (Arser).

Centro cirúrgico completo

Samy Barros, coordenador geral da UVZ, explica como funciona o castramóvel. “Ele é munido de duas mesas cirúrgicas, que podem ser trabalhados simultaneamente; temos dentro dele um autoclave, para esterilizar todo o material que vai ser utilizado e não precisar ter que ir na unidade providenciar isso; nós temos também uma geladeira, caso seja necessário coletar algum material biológico; nós temos ar condicionado; exaustor; caixa d’água; caixa de esgoto; balão de oxigênio; extintor de incêndio e armário. É um centro cirúrgico completo”, detalha.

O coordenador reforça ainda a importância da castração para a saúde de toda a apopulação. “Tudo novo, de ótima qualidade e ele vai atender a população da seguinte forma: nós queremos castrar o município de Maceió no que se refere aos cães e gatos para também fazer o controle populacional e de zoonoses, que é o nosso alvo. Existem doenças que passam dos animais para os seres humanos e a procriação descontrolada e irresponsável, só piora isso. Então, o castramóvel vem como carro-chefe, a  gente controla essa reprodução e  também o aumento dessas doenças na população”, destaca Samy. 

O castramóvel será direcionado para áreas estratégicas, visando obter esses benefícios. “A gente vai começar com o mapeamento de locais que a gente possa trazer o maior impacto inicial para o projeto e, a partir daí, junto com o centro cirúrgico da unidade, que também continua aberto, a gente vai ter uma nova visão do programa  de esterilização e tentar alcançar a excelência”, completa o coordenador da UVZ.

O centro cirúrgico interno da unidade continua funcionando e é voltado para pessoas que desejam castrar seus cães e gatos. Para isso, é necessário ligar para o 3312-5576, agendar a consulta com o veterinário e, em seguida,  a castração.  

Primeira Edição © 2011