Prefeitura entrega unidade móvel de castração

Castra Móvel objetiva ampliar o acesso à esterilizações

20/12/2020 16:09

A- A+

Assessoria

compartilhar:

O secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, entrega, nesta segunda-feira, 21, às 8h30, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), uma unidade móvel de castração de cães e gatos, a primeira do município de Maceió.

O Castra Móvel tem como objetivo ampliar o acesso à realização de esterilizações e como isso promover o controle populacional e a redução da transmissão de zoonoses de interesse público em áreas determinadas.

A gestão atual trabalha pela aquisição da unidade desde 2018 para que a população tenha acesso ao serviço com mais facilidade, já que as cirurgias vinham sendo realizadas somente na Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), que vai continuar também realizando o serviço.

“Essa unidade é mais uma conquista dessa gestão fruto de muito trabalho e empenho dos nossos servidores. Essa unidade vai permitir atender a todos os bairros com mais agilidade e com isso reduzir os riscos à saúde”, ressaltou o secretário José Thomaz Nonô.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Fernanda Rodrigues, a unidade possui estrutura adequada e moderna para a realização do procedimento. “O Castra Móvel é uma unidade importante que irá contribuir muito para a Saúde de Maceio; foram dois anos de persistência, ajustes e articulação para que essa unidade fosse uma realidade hoje”, comemorou a diretora.

Os atendimentos serão realizados em locais com maior risco endêmico para transmissão de zoonose e em locais com concentração de animais, como abrigos, ONG’s, comunidades e locais com alto índice de acidentes envolvendo animais.

Primeira Edição © 2011