Brasileiro comanda Macao Youth Symphony Orchestra há mais de 30 anos

08/12/2020 19:34

A- A+

Dona Comunicação

compartilhar:

A Macao Youth Symphony Orchestra, é uma das atrações do Digital Dellarte, projeto que conta com espetáculos online gratuitos, com nomes da música e dança contemporânea, que acontecem desde o mês de outubro até dezembro. Formada por estudantes universitários de música e dirigida por um grupo de professores e antigos músicos da Orquestra de Câmara de Macau, tem como regente o brasileiro Oswaldo Veiga Jardim, carioca radicado desde 1987 em Macau - quando deixou a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, recém formado - para comandar a própria orquestra do outro lado do mundo. Uma curiosidade: na época, o brasileiro foi o primeiro maestro a reger Villa-Lobos em um programa de televisão apresentado na China para milhões de espectadores.
 

Para esta apresentação, que acontece dia 10 de dezembro, às 19h30, no canal do Youtube DellArteSolucoes, a peça escolhida foi o desafiador Concerto Tríplice em Dó maior - violino, violoncelo e piano - op. 56 de Beethoven, único do compositor dedicado a mais de um instrumento. Ele se apresenta sob a forma de uma sinfonia concertante, onde o percurso temático é dividido entre três solistas, com uma certa predominância do violoncelo. Estreado em Viena em 1807, representa uma tentativa interessante do compositor para conciliar, em um novo quadro formal, o estilo dos trios da música de câmara, especialmente dos concerti grossi, em grande voga à época na capital austríaca. Antes do espetáculo, uma entrevista exclusiva com o maestro Veiga Jardim, que será comandada pelo jornalista e escritor Rodrigo Alzuguir.
 

Sobre o Digital Dellarte
 

Um formato de entretenimento que leva ao público que está em casa novas descobertas! Foi assim que a Dellarte - produtora cultural, que atua no mercado de grandes eventos de arte e cultura há 38 anos, construiu o projeto Digital Dellarte. Ao todo, são sete espetáculos online gratuitos, que acontecem desde o mês de outubro até dezembro.
 

Em uma versão interativa de programa de TV, cada espetáculo gravado conta com entrevistas exclusivas com diretores artísticos, maestros e músicos comandadas pelo jornalista e escritor Rodrigo Alzuguir que serão exibidas, com as apresentações, no canal Dellarte no Youtube DellArteSolucoes.
 

O primeiro espetáculo aconteceu no dia 15 de outubro com a apresentação da Lucerne Symphony Orchestra. Na sequência, a apresentação do Balé Nacional da China, no dia 22 de outubro. Fechando o mês de outubro, a exibição do Balletto di Roma, que aconteceu no dia 29. O mês de novembro abriu a programação de exibições no dia 12 com a aclamada percussionista chinesa Beibei Wang. A unicidade do som e a grandeza da história da Sinfônica de Bamberg foi apreciada pelo público no dia 26 de novembro. Dia 10 de dezembro é a vez da Orquestra Sinfônica Jovem de Macau. O famoso balé Quebra-Nozes será o espetáculo final do projeto, apresentado dia 17 de dezembro pelo Ballet du Grand Théâtre de Genève.
 

Serviço
 

Macao Youth Symphony Orchestra
 

| ONLINE | YOUTUBE DELLARTE
 

Data: 10 de dezembro (Quinta-Feira)
 

Hora: 19h30

Primeira Edição © 2011