Jacozinho afirma que mudou de vida com passe de Maradona:

25/11/2020 19:57

A- A+

GE

compartilhar:

Jacozinho mora em um jogo especial de sua carreira. No dia 12 de julho de 1985, ele entrou em campo não para vencer apenas um adversário. Nada disso. Entrou para mudar de vida.

A partida marcava o retorno de Zico ao Flamengo e juntou craques do futebol mundial. No Maracanã lotado, o ponta do CSA foi escalado justamente no time de Maradona.

Um pouco antes, no vestiário, ele havia sido apresentado ao camisa 10 da Argentina de forma bem diferente. O jornalista alagoano Márcio Canuto fez as honras.

- Maradona, esse é Jacozinho, o grande ídolo do Nordeste!

Hoje auxiliar-técnico do CSA, Jacó se lembra com detalhes da história.

- Diego Maradona estava amarrando lá as chuteiras e não levantou a cabeça. Aí o Márcio Canuto, daquele jeito dele, deu um tapa nas costas de Maradona ... Tá (barulho de tapa), e disse: "Maradona, esse é Jacozinho, o rei do Nordeste!" - contou Jacó, empolgado, e continuou:

- Maradona tomou aquele susto e disse: "Bom, bom, bom". Eu fiquei com uma vergonha grande e o Márcio ainda falou: "Você vai ver quem é ele quando entrar em campo, viu?" Saí, fui pro meu canto, e Maradona viu mesmo como era Jacozinho dentro de campo. E só deu Jacozinho e Maradona naquela partida, na festa de Zico.

Veio o jogo e um passe do craque mudou radicalmente a vida do ponta. No meio das feras, Jacozinho disparou no campo ofensivo e recebeu a bola em velocidade. Fora de campo, Canuto gritava:

- Vai, Jacozinho! Vai, Jacozinho!

O zagueiro Figueiredo ficou, o goleiro Cantarelle foi driblado e, enfim, saiu o gol no Maracanã. A torcida, enlouquecida com a jogada, gritou em uníssono o nome de Jacozinho. E pensar que tudo começou com um passe de Maradona.

- A minha vida toda vai ser em cima daquele jogo. Tenho uma dívida muito grande com Maradona. Primeiramente Deus, depois Zico e ele. Não seria lembrado se não fosse ele. Se, naquele momento, Maradona não descobrisse Jacozinho entrando, fazendo o facão ali, e não tivesse metido aquela bola no meio dos dois zagueiros, não ficaria marcado. Dei o drible da vaca em Cantarelle e fiz aquele gol tão especial.

Nesta quarta, 35 anos depois, Jacó lamentou profundamente a morte do craque Maradona.

- Hoje, Jacozinho é conhecido por causa dele. A gente fica triste por tudo que vinha acontecendo. Acabou o sofrimento dele e da família. Vou morrer com essa marca dele no coração e quem sabe um dia a gente não vai se encontrar no céu, né? Foi uma perda grande para o mundo inteiro. Naquele dia do jogo de Zico, lembro do passe, do gol e de Maradona, um ídolo do futebol mundial, correndo para me abraçar no Maracanã e dizendo "lindo gol, lindo gol". Isso vai ficar marcado na minha memória e na minha vida.

Primeira Edição © 2011