Sururu Valley cresce em Maceió e ajuda empreendedorismo digital a ganhar espaço no estado

24/11/2020 10:21

A- A+

Lucas Pedron

compartilhar:

Apesar da crise econômica no Brasil, as inovações tecnológicas conseguiram alguns bons resultados em Maceió durante o ano. O tema foi abordado recentemente no encontro online Teias da Inovação, que abordou o crescimento do Sururu Valley durante 2020 e os impactos positivos desse ecossistema de inovação para a capital e também para todo o estado. A ideia é investir ainda mais em diferentes setores que podem se beneficiar com as tecnologias.

Criado em 2013, o Sururu Valley é uma região alagoana com diferentes startups que desenvolvem produtos e novas tecnologias para diferentes setores. Localizada em Maceió, o local tem esse nome em homenagem ao prato típico do estado, e também é uma referência a famosa Silicon Valley, que é a região nos Estados Unidos onde se encontram as principais empresas de tecnologia do mundo, como a Uber e a Apple.

Durante a 13ª edição do Teias da Inovação, que é uma conferência organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Alagoas virou assunto principal por conta do crescimento do Sururu Valley durante 2020. De acordo com o órgão público, o estado alagoano possui cerca de 40 startups, com quase 60% delas em fase de investimento. Ou seja, existe muita coisa sendo feita na região e que promete dar resultados nos próximos meses.

A ideia do Governo Federal, que busca trabalhar em conjunto com essas startups, é manter o investimento no empreendedorismo digital e conseguir impactar diferentes setores. Atualmente, segundo dados da Startup Base, os campos que possuem mais empresas investindo em inovação tecnológica em Maceió são de Comunicação, Educação e Entretenimento. Assim, é possível ter uma ideia de qual o caminho que as novas tecnologias estão tomando.

As áreas de Comunicação e de Entretenimento concentram 25% das startups que estão localizadas no Sururu Valley. O domínio desses dois setores é facilmente explicado, já que eles estão crescendo não apenas em Maceió, mas em todo o Brasil. Em 2019, por exemplo, o investimento em marketing digital por empresas brasileiras ultrapassou a barreira dos R$ 16 bilhões e deve continuar a crescer nos próximos anos.

O curioso é que o entretenimento digital é um dos motivos para o marketing conseguir excelentes números no mercado. As duas áreas trabalham juntas e, com isso, conseguem crescer no mercado virtual. Para entender melhor, é possível observar alguns exemplos. As maiores plataformas de streaming, que são empresas como a Netflix e a GloboPlay, se utilizam de perfis em redes sociais para divulgar campanhas, filmes e outras novidades que possuem nos catálogos. Já os principais os sites de apostas online preferem investir em uma estratégia com degustação. Plataformas como a Ruby Fortune e a Gratorama oferecem bônus de rodadas grátis para novos usuários que estão experimentando esses jogos online pela primeira vez. Aliás, a ideia de oferecer bônus gratuitos costuma ser usada amplamente no mundo digital, até mesmo por empresas consolidadas como o Spotify e a Uber.

Assim, as empresas de marketing digital estão conseguindo ganhar mais evidência no Brasil. Um caso de sucesso é a alagoana Trakto, que existe desde 2013 e vem conseguindo grande espaço no mercado nacional. A startup de comunicação tem como principal objetivo ampliar a cultura do empreendedorismo digital em Maceió, e também em todo o país. Por isso, o grupo costuma realizar eventos e conferências para agitar e descobrir novos profissionais para o setor.

Além da Comunicação e do Entretenimento, a Educação é outro setor que ganha bastante investimento de startups em Alagoas. Atualmente, cerca de 10% das empresas do Sururu Valley estão atuando nesta área. Com o objetivo de expandir ainda mais o conhecimento em novas tecnologias, esse grupo de empreendedores buscam uma forma de alinhar a educação com as novas tecnologias.

Essas iniciativas ganharam algum destaque neste ano, após a conferência Movimento Follow-on, que teve como tema principal a Educação. Foi possível discutir algumas das formas que podem ser colocadas em práticas para evoluir a digitalização do setor, principalmente com o estudo a distância. São discussões importantes e que devem ganhar ainda mais espaço no futuro, principalmente em Alagoas.

Fonte: Unsplash

O Sururu Valley é uma prova de que o estado alagoano, principalmente em Maceió, está investindo de forma eficiente nas novas tecnologias. Essas startups produzem inovações que podem mudar o cotidiano das pessoas, como mostramos em alguns exemplos, e também trazer algumas variações para a economia local. Com a atual crise que atinge o Brasil, é possível enxergar nessas inovações uma forma de sair desse período ainda mais forte para crescer.

Primeira Edição © 2011