Opções do maceioense para escolha do próximo prefeito neste domingo 15

13/11/2020 13:40

A- A+

Romero Vieira Belo

compartilhar:

O eleitor de Maceió está diante de um número recorde de candidatos à Prefeitura, na eleição do próximo domingo, 15 de novembro. São 1º concorrentes, homens e mulheres, mas a maioria apenas concorre, participa do processo, com chances mínimas de gestar uma ‘zebra’ nas urnas eletrônicas.

Quatro postulantes, entretanto, estão no jogo – Alfredo Gaspar, João Henrique Caldas, Davi Davino Filho e Cícero Almeida. Desses, três são conhecidos do grande público pelo que já fizeram ou mesmo por sua participação em outras batalhas eleitorais.

Cícero Almeida, que nunca esteve bem nas pesquisas, foi vereador, deputado estadual e federal, mas deixou sua marca como prefeito, autor de muitas obras físicas, um legado.

João Caldas, o JHC, não atuou como gestor, mas se firmou na política agindo com independência na Assembleia Legislativa, onde ganhou projeção denunciando desvios de recursos da folha de pagamento. Foi o terceiro colocado na sucessão de 2016, vencida por Rui Palmeira na disputa final com Cícero Almeida.

Davi Filho é o menos conhecido, um novel na política, deputado estadual, mas tem a marca de família – é filho do vereador Davi Davino, há 28 anos com mandato na Câmara de Maceió. Despontou como ‘terceira via’ exatamente por não ser conhecido, o que lhe permitiu se apresentar como o ‘novo’.

Alfredo Gaspar não é político, um advogado com passagem afirmativa pelo Ministério Público Estadual, onde combateu a corrupção de forma implacável, e com atuação de destaque na Secretaria de Segurança Pública, levado que foi pelo governador Renan Filho. Seu legado: venceu a bandidagem e devolveu ao alagoano – sobretudo, ao maceioense – uma sensação de segurança que não exista há muitos anos.

Cada candidato se diz capaz e isso faz parte do jogo eleitoral. Cabe ao eleitor, portanto, refletir e votar com consciência. Pesquisando e analisando, principalmente, a origem política e a trajetória de cada postulante. Não é uma escolha difícil.

 

MARCOS ENGAJADO NA REELEIÇÃO DE SILVÂNIA

Reeleito para mais dois anos como 3º secretário da Assembleia Legislativa, o deputado Marcos Barbosa se agiganta nos períodos eleitorais. Não bastasse suas atividades na Casa de Tavares Bastos e sua atuação como presidente do CRB, Marquinhos esteve engajadíssimo na batalha pela reeleição de Silvânia Barbosa, que concorre à reeleição na Câmara de Maceió. “Quem vota na Silvânia vota em mim”, lembrou o tempo todo o deputado Marcos Barbosa.

 

ALFREDO – SEM ATAQUES, SEM CITAR ADVERSÁRIOS

O estilo faz o político, e Alfredo Gaspar, o 15, está ensinando isso. Apesar de atacado por Davi Filho no Guia Eleitoral, o homem que derrotou a bandidagem em Alagoas, quando secretário de Segurança, fez sua campanha sem criticar ou sequer fazer menções aos adversários. “E nem precisa – diz um eleitor – pois o maceioense sabe quem é quem nessa corrida à Prefeitura”.

 

UM MÉDICO SERVINDO AO POVO EM MARECHAL

Médico, exemplo de ética e competência, oficial reformado do Corpo de Bombeiros, Everaldo Souto – ou simplesmente Dr. Everaldo – caminha firme para se reeleger vereador em Marechal Deodoro, onde atua defendendo os interesses da cidade e os anseios da população. Aliado do prefeito Cláudio Filho (Cacau), Dr. Everaldo exerce o mandato com dedicação e seriedade – e concorre à reeleição com o número 13.456.

 

RENAN FILHO É O MAIOR CABO ELEITORAL

A tentativa, insistente, de associar Alfredo Gaspar ao senador Renan e ao governador Renan Filho, de forma pejorativa, é mais um tiro pela culatra e atinge os próprios autores. Simples: tentaram produzir algo negativo à imagem de um governador que tem aprovação de mais de 80% da população maceioense.

 

DE RECUO EM RECUO, BOLSONARO VAI RECUANDO

De tantas idas e vindas, Bolsonaro tem tudo para entrar para a história como o ‘presidente dos recuos’. Primeiro, ele nega as coisas com veemência. Depois, de mansinho, dá meia volta e acaba aceitando o que poucos antes rejeitara. Está sendo assim, também, com relação à vacina chinesa contra o coronavírus.

Primeira Edição © 2011