Novembro Cidadão atende população em situação de rua

05/11/2020 12:57

A- A+

Ascom Semas

compartilhar:

Nesta quarta-feira(4), a população em situação de rua assistida pela Casa de Passagem Manoel Coelho Neto e pela Casa de Acolhimento São Vicente de Paulo participaram da ação Novembro Cidadão promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde(SMS) foram ofertados testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, e encaminhamentos para mamografia. Durante a ação, foram realizados 60 atendimentos e feitos mais de 200 exames.

Segundo o coordenador dos direitos da Pessoa Idosa da Semas, Sinézio Ferreira, o Novembro Cidadão  é  uma ação de direitos e cidadania que, nada mais é que uma obrigação da Prefeitura e atribuição da diretoria de Direitos Humanos. “Esta ação tem como foco o artigo 196 da constituição que diz que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”, explicou.  

Para a coordenadora da Casa de Passagem Manoel Coelho Neto, Jeane Medeiros, trazer essa ação para unidade é muito importante para a prevenção. “Nossos usuários são do grupo de risco, e é muito importante que façam exames periódicos”, disse Jeane.

O senhor João Carlos de 60 anos, foi atendido durante a ação, desta quarta -feira. “Hoje aproveitei para fazer os exames, sem ter que enfrentar filas.  É  muito importante cuidar da saúde, principalmente agora por causa do Coranavírus.”, disse o usuário do abrigo.

As ações do Novembro Cidadão estão acontecendo em equipamentos da Assistência Social, associações comunitárias e entidade sociassistenciais, levando as comunidades palestras sobre garantia de direitos,  orientações jurídicas e serviços na área de  saúde.  Nesta quinta-feira(05), a ação acontecerá na Associação Famílias de Anjos, no Benedito Bentes, às 14h.

Primeira Edição © 2011