Os especialistas alertam: Pense duas vezes antes de publicar aquela selfie nas férias

Especialistas em cibersegurança dão conselhos quanto a como desfrutar das férias sem colocar em risco sua casa

27/10/2020 14:30

A- A+

Ascom NordVPN

compartilhar:

De acordo com especialistas em cibersegurança, compartilhar muitas informações nas redes sociais enquanto está longe de casa em férias, pode tornar sua propriedade num alvo perfeito para ladrões.

Todos estivemos nessa situação: Ao tomar um drink à beira da piscina, a quilómetros de distância de nossa casa e da nossa rotina, enquanto tiramos dezenas de fotografias para capturar os momentos preciosos. Somos rápidos em publicá-las no Facebook ou no Instagram para os nossos amigos verem como está tudo maravilhosamente bem. E, sejamos honestos, para nos gabarmos um pouco.

No entanto, são poucos os turistas que têm consciência que esta atividade social pode arranjar-lhes problemas graves. Postar fotografias das viagens e às compartilhar juntamente com outras informações privadas, como planos de férias, contagens regressivas e bilhetes de avião online é arriscado.

“Embora colecionar gostos e reações nas fotografias das suas férias originem várias emoções positivas, estas imagens também enviam uma mensagem clara aos criminosos, que a sua casa está vazia,” diz Daniel Markuson, especialista em privacidade digital na NordVPN. “Com os stories no Instagram e no Facebook, que são rápidos, divertidos e só estão disponíveis durante 24 horas, é muito fácil compartilhar planos de viagem, coisas a fazer e lugares a visitar naquele momento específico. Assim, até pessoas que se consideram conhecedoras quanto à privacidade online, por vezes, revelam demais.”

Em uma pesquisa do ano passado, após análise de 2000 usuários das redes sociais na Grã Bretanha, descobriu-se que 10% dos entrevistados acreditavam que se tornaram vítimas de um roubo ou crime devido a algo que tinham compartilhado online. Para piorar ainda mais a situação, houve alguns casos em que as seguradoras rejeitaram as solicitações de indenização aos seus clientes, quando descobriram que as casas foram assaltadas logo após seus donos terem publicado nas redes sociais o facto de estarem longe de casa.

Para não se expor a esse tipo de situação, os especialistas em cibersegurança na NordVPN têm 5 dicas úteis que irão ajudá-lo a alcançar ambos os mundos, desfrutar ao máximo das suas férias e manter a sua casa segura.

1. Espere até chegar em casa para publicar fotos das férias. É melhor evitar publicações enquanto está fora. Não deixe que os seus seguidores saibam que a casa está vazia nesse momento.

2. Garanta que as definições da sua conta estão configuradas como privadas. Uma das coisas mais importantes antes de publicar seja lá o que for, é saber com quem está compartilhando as informações. Garanta que as definições de sua conta estejam configuradas como privadas e que as suas publicações estão visíveis apenas para amigos e não para todas as pessoas na internet.

3. Nunca compartilhe informações pessoais nas redes sociais. Remova dados pessoais, como endereço de casa e o número de telefone, do seu perfil, visto que podem ser facilmente acessados por qualquer pessoa. Não faça atualizações a partir de sua localização. E nunca publique fotografias do seu passaporte, de bilhetes de avião ou quaisquer outros documentos.

4. Proteja a sua localização. Mantenha a privacidade usando serviços de VPN como o NordVPN. É uma rede privada virtual que esconde o seu endereço de IP e a sua localização real. Ao conectar-se ao servidor de outro país, pode definir virtualmente a localização como sendo a de qualquer local do mundo.

5. Tenha cuidado com as redes Wi-Fi públicas gratuitas. Seja muito cauteloso ao ligar-se a uma Wi-Fi pública. As cafeterias, os supermercados e até cantinas em escolas oferecem redes Wi-Fi desprotegidas. Os “criminosos” da internet podem facilmente agir como pontos de acesso Wi-Fi gratuito ou roubar dados de redes desprotegidas. Uma das melhores formas de usar as redes de Wi-Fi públicas em segurança é instalar uma VPN. 

Na era do excesso de compartilhamento digital, é vital manter-se alerta e ser inteligente ao usar as redes sociais. Mantenha as contas privadas, não revele a localização e publique quando for seguro publicar. Se seguir estes princípios simples, só os amigos aprovados conseguirão ver a sua atividade e compartilhar reações positivas quanto às fotografias das suas férias. E irá evitar uma possível intrusão da sua casa na sua ausência.

SOBRE A NORDVPN

A NordVPN é o prestador de serviços VPN mais avançado do mundo, usado por mais de 14 milhões de usuários de internet no mundo inteiro. A NordVPN fornece encriptação VPN dupla, bloqueio de malware e Onion Over VPN. O produto é muito intuitivo, oferece um dos melhores preços do mercado, tem mais de 5300 servidores em 60 países em todo o mundo  é compatível com P2P. Para mais informações: nordvpn.com.



 

   

Primeira Edição © 2011