Preferido de Bolsonaro para o Supremo desagrada troianos, gregos, e romanos

13/10/2020 13:29

A- A+

Romero Vieira Belo

compartilhar:

 

Já indicado por Bolsonaro para preencher a vaga de Celso de Mello no Supremo Tribunal, o advogado Kassio Nunes Marques virou o centro de uma tremenda controvérsia e de críticas, ferozes críticas à escolha presidencial. Ao rigor, feito um apanhado das opiniões emitidas até agora, tem-se que o bacharel transformado em desembargador do Piauí desagradou a gregos, troianos e romanos. Até empresários simpáticos ao atual governo reprovaram a indicação do presidente Bolsonaro.

A questão central é a seguinte: os bolsonaristas de primeira hora não aceitam a decisão do presidente de escolher para a Suprema Corte alguém que não seja da ultra direita conservadora, isto é, um personagem que pense e aja como o próprio Bolsonaro.

Mas, de todas as críticas à indicação de Kassio Nunes, nenhuma foi tão devastadora, tão ferina e explosiva quanto a do pastor Silas Malafaia, um dos grandes aliados de Bolsonaro na campanha

presidencial que teve como apoio fundamental à vitória o engajamento de líderes evangélicos. Eis o que disse Malafaia:

“Desde quando, no mundo, alguém terrivelmente da direita vota a favor de um terrorista, comunista e assassino?”, escreveu em referência a Cesare Battisti. “Aqui está o voto do indicado para o STF a favor do terrorista. O presidente quer justificar o injustificável. Vergonha total!”.

Sem citar o nome de Malafaia, Bolsonaro reagiu: "Lamento muito que uma autoridade lá do Rio de Janeiro, que eu prezava muito, está me criticando muito, com videozinho me xingando de tudo o que é coisa. Essa infâmia em especial que essa autoridade lá do Rio de Janeiro está fazendo contra o Kassio é uma covardia. Até porque ele está fazendo isso porque queria que eu colocasse um indicado por ele".

Como se pode ver, não surpreende que a primeira escolha de Bolsonaro para o Supremo Tribunal tenha se convertido em grande e ruidosa celeuma. A surpresa se daria se nada disso – confusão nenhuma – estivesse acontecendo.

UM GOVERNO VOLTADO PARA A SAÚDE PÚBLICA

De um assessor parlamentar, na entrada da Assembleia Legislativa: “É duro fazer oposição a um governador que, em seis anos de mandato, já entregou quatro novos hospitais, todos funcionando, e aguarda a conclusão de mais dois de grande porte e um exclusivo para crianças, na capital”. Com um detalhe: há 40 anos não se construía um hospital em Alagoas.

QUEM É O RÉU – O PADRE OU O MP DE GOIÁS?

E o Ministério Público de Goiás, hein? Fuzilou a reputação do padre Robson Oliveira, destruiu a imagem do religioso com uma ação que pareceu mais um ataque à Igreja Católica. E agora, que o Tribunal de Justiça goiano, em decisão unânime, inocentou padre Robson, como fica o conceito de seus acusadores? Quem, por justiça, deveria sentar no banco dos réus?

FIDELIDADE – A MARCA DO ELEITOR DO ALMEIDA

Os eleitores de Cícero Almeida têm um traço em comum: a fidelidade. Para onde o ex-prefeito vai, uma fatia ponderável dos eleitores de Maceió o acompanha. Para observadores da cena política, com Cícero candidato ou não, seu eleitorado o seguirá. Ou seja, votará nele ou no candidato para quem ele pedir o voto.

JHC E CIÇO PISANDO O MESMO TERRENO

Aliás, recente pesquisa do Data Sensus, amplamente divulgada, revelou que JHC e Cícero Almeida ocupam o mesmo espaço eleitoral – conjuntos residenciais e áreas da periferia. Por isso, para o deputado federal, a desistência de Almeida seria interessante porque tornaria mais claro o cenário da disputa – especificamente – entre os dois.

RUSSOMANO É A CARA DA POLÍTICA BRASILEIRA

O tolinho Celso Russomano é o cara que, perto da eleição, corre para apresentar o ‘Patrulha do Consumidor’ na TV Record. Findo o processo eleitoral, ele se manda, sai de cena. Já condenado a devolver salários pagos a uma assessoria sua com dinheiro público, Celso é o candidato em quem Bolsonaro aposta todas suas fichas, na disputa pela Prefeitura da cidade de São Paulo.

COMO SÃO ESCOLHIDOS OS MINISTROS DO STF

A politização que marca a escolha de ministros do Supremo Tribunal é uma lástima. Kassio Nunes Marques, o indicado por Bolsonaro para a vaga de Celso de Mello, defendia a prisão em segunda instância. Defendia, porque, em entrevista recentíssima, já mudou de posição. Ele sabe que Sérgio Moro também era favorável à prisão em 2ª instância, mas deu no que deu.

MÍDIA AMERICANA: QUEM TE VIU, QUEM TE VÊ...

A mídia americana, à teste o velho New York Times, usa todos os meios e métodos para derrotar Donald Trump. Jornais e televisões abandonaram de vez a ética e a isenção. Todos ampliam os erros e escondem os acertos do presidente. Jogam o jogo do ‘tudo ou nada’ nessas eleições. Mas, e se Trump ganhar, de novo?

 

Primeira Edição © 2011