Evento digital do Sebrae vai abordar o tema “Transformação Digital no Campo”

28/09/2020 17:54

A- A+

Ascom Sebrae

compartilhar:

 O avanço da tecnologia também tem provocado transformações no agronegócio. Neste contexto de constantes mudanças, temas como agricultura de precisão, agricultura 4.0, Big Data e IoT (internet das coisas) estão sendo cada vez mais discutidos e associados às atividades relacionadas ao agronegócio. Diante disso, o Sebrae em Alagoas realiza, no dia 7 de outubro, a partir das 19h, o webinar “Transformação Digital no Campo”.

                O evento digital contará com a participação de três palestrantes: Edson Bolfe, pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária e professor do Instituto de Geociências da Unicamp; Gesyca Santos, geógrafa e mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologias para Inovação (PROFNIT/UFAL); e Victor Rodrigues Ferreira, analista de Agronegócios da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional.

                Marcos Fontes, analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD) do Sebrae Alagoas, afirma que, apesar dos avanços já observados, o processo de transformação digital no campo ainda é um grande desafio. “A transformação digital é uma questão que não se relaciona somente ao campo. É uma coisa que já chegou e é uma realidade, mas, especificamente no campo, uma coisa que precisa ser observada é a questão do acesso digital. Às vezes, ainda é difícil ter uma internet de qualidade, que é um fator limitante a ser considerado”, expõe.

                Para o analista do Sebrae Alagoas, a transformação digital deve provocar impactos significativos no universo do agronegócio. “Essas questões digitais vão dar um grande impulso no agronegócio, na agricultura e na pecuária de um modo geral, maior do que as outras revoluções que já existiram na agricultura”, destaca.

                “E a gente caminha para um ponto em que o agronegócio, seja na agricultura ou na pecuária, vai depender muito do monitoramento de parâmetros físicos, químicos, biológicos, tudo isso realizado por sistemas inteligentes de controle (aí entra a digitalização nesse processo) e associado ao conhecimento de especialistas”, acrescenta Marcos Fontes.

               O analista do Sebrae Alagoas defende, ainda, que os avanços tecnológicos no campo também dependem do acompanhamento de profissionais qualificados para o novo contexto. “Não adianta você ter equipamentos, sensores, tudo muito sofisticado e não ter uma pessoa que possa analisar esses dados e tomar decisões inteligentes para que possa implementar as tomadas de decisões e as tecnologias mais adequadas, que vão gerar maior produção e produtividade”, argumenta.

                “Nesse sentido, quando se fala em transformação digital, o aspecto mais importante seria a convergência de tecnologias, a integração das tecnologias digitais com os aspectos físicos e com os aspectos biológicos. E nesse aspecto todo, considerando tudo isso, um elemento fundamental a se considerar são as pessoas porque quanto mais tecnologia, maior será a importância das pessoas no processo. É necessário que essas pessoas estejam mais qualificadas, mais preparadas”, conclui Marcos Fontes.

                Com inscrições gratuitas, o webinar “Transformação Digital no Campo” já está disponível na loja virtual do Sebrae Alagoas. Para garantir uma das vagas disponíveis, é necessário acessar o endereço eletrônico https://loja.al.sebrae.com.br/loja/evento/1339614, clicar em “Entrar”, preencher algumas informações pessoais e confirmar a inscrição clicando em “Adicionar ao Carrinho”. As vagas são gratuitas, mas limitadas.

Atendimento remoto e presencial

                Devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma remota e presencial. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

                O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, 0800 570 0800, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp (82) 99999-5519, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.

Robson Muller – Savannah Comunicação Corporativa

Primeira Edição © 2011