Os principais candidatos em Maceió: Ronaldo Lessa (1)

24/08/2020 14:44

A- A+

Romero Vieira Belo

compartilhar:

Por ordem alfabética, os principais concorrentes à sucessão do prefeito Rui Palmeira são: Alfredo Gaspar, Cícero Almeida, João Henrique Caldas e Ronaldo Lessa. Os demais estão no páreo? Sim, estão, até porque quem decide a eleição é o eleitor, e não pesquisas, sondagens, enquetes e análises - mas em todo pleito surgem nomes mais chances e neste ano não será diferente. E invertendo a ordem alfabética, este Enfoque inicia uma série de quatro comentários avaliando o potencial desses pré-candidatos.

Ronaldo Lessa tem bagagem, conhece Maceió como ninguém. Foi governador duas vezes, exerceu um mandato de deputado federal – e não se elegeu senador porque a Justiça Eleitoral inviabilizou seu projeto com esse objetivo – mas começou sua carreira como vereador e prefeito de Maceió, após ter cumprindo um mandato de deputado estadual. E ninguém conhece mais a cidade e sua gente do que vereador e prefeito.

Tem a seu favor, por isso mesmo, a simpatia e o apoio dos que de alguma forma foram assistidos, mormente, durante sua passagem pela Prefeitura da capital e pelo governo do Estado, valendo ainda lembrar de sua vigorosa participação nos plenários da Assembleia Legislativa e da Câmara dos Deputados em Brasília.

É dizer que está fácil? Não, e Lessa sabe disso. Experiente, protagonistas de muitas lutas com vitórias e reveses, o líder do PDT alagoano sabe que uma disputa como a deste ano em Maceió exige, por parte dele em especial, um poder de convencimento muito forte. Lessa deve transmitir aos eleitores a mensagem de que já fez muito e pode fazer ainda mais – uma bandeira envolvente, sem dúvida – porém precisa, também, desfazer a ideia de que está concorrendo a um cargo que já exerceu (um cargo de largada para alguém com sua história) apenas para se manter vivo da política. Seus adversários, com certeza, atacarão esse flanco.

Em relação a Alfredo Gaspar e JHC, será concorrente com um discurso voltado para quem já fez e quem pretende fazer. Poderá dizer que o ‘experiente’ é mais seguro do que a ‘experiência’.

 

 

 

Primeira Edição © 2011