Ao sol e à sombra das emoções de um Brasil em revolução

Em meio a relatos históricos e políticos de um país no século XX, obra do escritor mineiro Aliel Paione conta a história de João Antunes, um homem divido entre dois amores

13/08/2020 17:51

A- A+

LC Agencia de Comunicação

compartilhar:

Depois do sucesso de Sol e Sonhos em Copacabana, primeiro livro da Trilogia do Sol, o físico e autor mineiro Aliel Paione lança Sol e Sombras. Neste segundo volume da série, conhecidos personagens dos leitores voltam à narrativa de Aliel: Verônica e Henriette, mãe e filha, dividem agora o amor de João Antunes, personagem principal da história.

Publicado pela Editora Pandorga, o romance ganha uma carga dramática intensa com a dualidade psicológica dos protagonistas – ao sol e à sombra das emoções – e com os relatos políticos e históricos vividos no Brasil no início do século XX, principalmente em relação ao governo do ex-presidente Getúlio Vargas.

João Antunes da Silveira Savelli é um jovem gaúcho, filho de imigrantes açorianos que vieram tentar a vida no Rio Grande do Sul (RS). Com um temperamento sensível e conflitoso, o protagonista se sente perdido entre dois amores que satisfazem momentaneamente suas emoções.

Nessas viagens, Antenor acostumara-se
a trazer mensagens políticas enviadas pelo general Vargas a Dom Manolo.
Eles se conheceram nos tempos da primeira Revolução Federalista, em 1893,
quando se tornaram bons amigos. Durante as feiras, Antenor e seus peões
permaneciam cerca de dez a quinze dias em Santo Ângelo." (Sol e Sombras, pág. 13)

 É nesse contexto que o segundo livro se cruza com a história do primeiro volume. Para quem já leu Sol e Sonhos em Copacabana, o lançamento Sol e Sombras desenvolve e aprofunda a narrativa proposta inicialmente pelo autor.

A Revolução Federalista, a carreira política de Getúlio Vargas, a República Velha e a política do café com leite são exemplos de momentos políticos e históricos registrados na obra. Ambientada no século XIX e início do século XX, a literatura de Aliel Paione também é um registro político e cultural de um Brasil em revolução e transformação.

Ficha Técnica:
Título: Sol e Sombras
Autor: Aliel Paione
Editora: Pandorga
ASIN: B08635561T
Páginas: 453 páginas
Preço e-book: R$ 9,90
Link de venda: https://amzn.to/3e5WlMq

Sobre o autor: Aliel Paione é engenheiro e mestre em Ciências e Técnicas Nucleares pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Trabalhou com salvaguardas nucleares na estatal Nuclebrás e foi professor de Física na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Primeira Edição © 2011