Avenida Humberto Gomes de Barros é entregue

Obra interliga Cidade Universitária e Benedito Bentes

21/07/2020 12:00

A- A+

Secom Maceió

compartilhar:

O prefeito Rui Palmeira entregou, nesta terça-feira (21), a Avenida Ministro Humberto Gomes de Barros, no Benedito Bentes. A obra, que é mais uma ação do Programa Nova Maceió, liga os bairros Benedito Bentes e Cidade Universitária e conta com 2,4 quilômetros de pavimento e serviços de terraplanagem, drenagem e asfaltamento. Ao todo, foi investido mais de R$ 5 milhões para conclusão da avenida.

Para o prefeito Rui Palmeira a obra beneficia moradores de toda a região. “É uma avenida que liga dois bairros de expansão urbana, Cidade Universitária e o Benedito Bentes. Há seis meses, aqui era canavial e hoje temos uma via pronta para atender as necessidades dos moradores da parte alta, não só Benedito Bentes e Cidade Universitária, mas também as pessoas do Araucaã, Graciliano Ramos, do Acauã, Parque das Árvores e Village. Um investimento da Prefeitura de Maceió, com financiamento do Banco do Brasil, e que nós ficamos muito felizes de ver o resultado”, afirmou.

A via deve desafogar o trânsito da Cachoeira do Meirim, que antes era a única via de acesso. “Esta é uma obra muito importante para a região, que só cresce na parte alta de Maceió. E assim como o número de habitantes, tem que crescer também a infraestrutura para a mobilidade urbana. De fato, uma conquista para os moradores”, destacou o vice-prefeito, Marcelo Palmeira.

Arnoldo Gomes de Barros, irmão do Humberto Gomes de Barros, ministro que deu nome à avenida, se disse emocionado com a homenagem da Prefeitura de Maceió. “Nós da família recebemos a homenagem com muita honra e muita alegria. Com certeza meu irmão ficaria feliz com isso.”

Para o líder comunitário Toni Chicuta a inauguração da avenida é o início de uma nova fase na região. “É nítida a diferença do cenário aqui, antes só era mato e cana e agora temos uma avenida estruturada. Isto é fruto de muita luta da nossa comunidade, por isso recebemos esta obra com muita alegria. Além de desafogar o trânsito da Avenida Cachoeira do Meirim, quem mora aqui no Loteamento Aracauã e nos novos condomínios do Benedito Bentes está vivendo uma outra realidade. Estamos muito agradecidos à Prefeitura de Maceió.”

Os serviços foram iniciados no final de 2019. Com as obras, a localidade agora dispõe de espaço para os ciclistas circularem e calçada com piso tátil e rampas de acesso. O espaço também foi projetado para que idosos e crianças trafeguem com segurança. Na nova avenida foram instaladas lâmpadas em LED e sinalizações horizontais e verticais, além de terem sido construídos quebra-molas.

A área recebeu também arborização, que faz parte das ações da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), que leva o plantio de exemplares nativos da Mata Atlântica a praças, áreas verdes degradadas e vias da capital.

O superintendente da Sudes, Gustavo Acioli explica que este é um serviço que faz parte do cronograma de atividades do órgão para que todas as obras possam receber arborização, levando benefício para toda a cidade e para o meio ambiente. “Todo o canteiro central da Avenida Ministro Humberto Gomes de Barros recebeu mudas, mais de 300 ipês foram plantados aqui com a finalidade de arborizar mais a área urbana da nossa Capital e assim, tornar a cidade mais agradável e com mais sombra disponível para as pessoas que transitam na área. Agora, contamos com a colaboração da população para manter este espaço preservado e limpo”, destacou o gestor.

Nova Maceió

Lançado em agosto do ano passado pela Prefeitura de Maceió, com ações coordenadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), o Nova Maceió está investindo, aproximadamente, R$ 420 milhões em 400 ruas da capital.

Serão mais de 400 mil metros quadrados de pavimentação, mais de 40 mil metros de rede de drenagem pluvial e, aproximadamente, 100 mil metros de rede coletora de esgoto.

Os recursos são oriundos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Banco do Brasil, Codevasf, Governo Federal e verba própria da Prefeitura de Maceió.

Primeira Edição © 2011