Eliminatórias para Copa do Mundo na América do Sul devem voltar em setembro

Retomada gradual do futebol em diversas partes do mundo anima dirigentes da Fifa e da Conmebol

02/07/2020 12:13

A- A+

Ascom CultEdge

compartilhar:

A retomada de diversas ligas pelo mundo parece ter animado dirigentes e diretores das entidades que regulam o futebol mundial. Enquanto a pandemia do novo coronavírus segue fazendo vítimas pelo planeta - no Brasil são mais de 50 mil mortos - o futebol deve voltar a sua normalidade rapidamente. O que está voltando com força também são os bonus casas de apostas a partir de jogos e ligas que voltaram à ativa, como  os campeonatos espanhol, inglês e italiano.

A Fifa já oficializou mudanças em seu calendário por conta da pandemia do novo coronavírus. O presidente da entidade Gianni Infantino anunciou que está confirmado para setembro o início das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 na América do Sul e na Europa, que iniciariam a disputa em março. As duas competições foram paralisadas em decorrência do novo coronavírus.

Os outros continentes e confederações começarão a briga por vagas no Mundial com atraso. A entidade também preferiu já adiar a repescagem das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 - que serão realizadas em junho daquele ano, e não mais em março, como previsto inicialmente. O sorteio dos grupos do Mundial do Catar foi remarcado para o fim de abril e ocorrerá, desta forma, antes da repescagem. A Copa está marcada para dezembro de 2022.

Desta forma, a Data Fifa de setembro só contará com jogos de seleções da Conmebol e da Uefa. Nenhuma das eliminatórias terá sua fórmula de disputa e número de jogos alterados, a princípio. Para permitir isso, a Fifa estenderá algumas janelas para acolher uma maior quantidade de partidas por pausa no calendário.

As janelas de outubro e novembro estão mantidas para todas as confederações e serão estendidas em um dia cada na Europa, permitindo três jogos entre as seleções neste intervalo, em vez de dois. A Data Fifa de junho de 2021, por sua vez, terá sete dias a mais de duração nas Américas Central e do Norte, África, Ásia e Oceania. Isso permitirá a realização de quatro jogos por cada equipe, e não dois, como previa o calendário original.

As eliminatórias sul-americanas e europeias para a Copa do Mundo de 2022 começariam na segunda semana de março - quando a pandemia do novo coronavírus ganhou força em boa parte do mundo. O técnico Tite chegou a convocar a seleção brasileira para os duelos contra Bolívia e Peru, incluindo três jogadores do Flamengo. As partidas tiveram adiamento confirmado dias depois.

Primeira Edição © 2011