Cerest oferece assistência psicológica para trabalhadores

01/07/2020 14:50

A- A+

Ascom/SMS

compartilhar:

Com o intuito de prestar assistência psicológica a trabalhadores urbanos e rurais em virtude da pandemia da covid-19, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) do município, criou um fluxo de teleatendimento para cuidar da saúde mental daqueles que se encontram em vulnerabilidade psicológica por conta do trabalho que realizam. Esses atendimentos podem ser feitos por telefone ou vídeo-chamada.

Karoline Félix, psicóloga do Cerest, explica como funciona o serviço. “O fluxo de atendimentos que montamos serve para qualquer trabalhador, de qualquer tipo de vínculo, seja empregador ou funcionário, que esteja se sentindo em vulnerabilidade psicológica em virtude do trabalho. Lembrando que a demanda que chegar até nós deve estar relacionado ao trabalho desempenhado por esse profissional, não a uma questão pessoal, para a qual será dado outro tipo de encaminhamento”, destaca.

Antes da pandemia, os atendimentos psicológicos realizados pelo Cerest necessitavam do encaminhamento de um profissional, mas visando facilitar o acesso desses trabalhadores aos serviços de saúde, isso não é mais necessário. “Estamos dispensando esse encaminhamento, porém o trabalhador deve passar por uma breve triagem com nossa equipe”, completa Karoline Félix, psicóloga do Cerest.

Como funciona o fluxo?

O trabalhador liga para o Cerest (3312-5577) solicitando o atendimento psicológico on-line, o servidor que estiver na escala faz a triagem interna e verifica se a demanda do atendimento é relacionada ao trabalho.

Em caso positivo, o trabalhador deve fornecer informações como nome completo, telefone, e-mail, local de trabalho e meio de comunicação que deseja fazer o teleatendimento, podendo se telefone ou vídeo-chamada. Caso a demanda não seja relacionada ao trabalho, o trabalhador é encaminhado para a Gerência de Atenção Psicossocial da SMS, através do número 156, onde ele será informado sobre o local mais adequado para receber o atendimento.

O Cerest

O Cerest é o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e atua na Vigilância em Saúde de todos os trabalhadores urbanos e rurais, independente do vínculo empregatício e inserção no mercado de trabalho. O órgão tem importância fundamental na proteção de trabalhadores e trabalhadores, seja na prevenção de doenças ocupacionais, de acidentes de trabalho e na preservação da saúde mental.

Primeira Edição © 2011