Fiscalização apreende lenha e fogos durante o São João

24/06/2020 16:23

A- A+

Ascom Semscs

compartilhar:

As tradições dos festejos juninos foram suspensas este ano em várias cidades do Nordeste como medida de enfrentamento à pandemia mundial do novo coronavírus. Em Maceió, a força-tarefa integrada de fiscalização percorreu as ruas da capital alagoana, nesta terça-feira (23), para coibir fogueiras e fogos. O objetivo é cumprir o decreto municipal nº 8.883 para diminuir acidentes e a exposição ao contágio da covid-19 durante o período junino.

Ontem, foram apreendidas madeiras que seriam utilizadas para fogueira em seis pontos diferentes; duas fogueiras que estavam acesas foram apagadas; duas banquinhas de fogos foram recolhidas no Jacintinho e uma no Tabuleiro.

Além disso, 19 estabelecimentos foram lacrados, tais como: barbearias, bares, salões de beleza, entre outros; um jogo de futebol em quadra pública foi dispersado, após orientação; e abordagens foram realizadas a pessoas que estavam sem máscara ou em aglomerações durante os trajetos.

No Vergel, uma escola foi notificada por estar realizando um evento gerando aglomeração. No Centro comercial, por todo itinerário foram feitas abordagens quanto ao uso de máscara no calçadão e aglomeração nos pontos de ônibus.

Estão proibidas as fogueiras, símbolos tradicionais desse período, bem como também não é permitido o uso e a comercialização de fogos de artifício. As determinações valem para áreas públicas e privadas. E, ainda, estão suspensas as atividades que possam gerar aglomeração, como shows e apresentação de quadrilhas juninas. Alguns artistas estão fazendo apenas shows remotos com as lives.

Nos casos de desobediência, a fogueira será apagada e o material recolhido; já os estabelecimentos poderão ser lacrados ou ter a estrutura desmontada, conforme o caso. Se alguém insistir, corre o risco de ser multado e até mesmo conduzido a uma delegacia por desobediência.

“Como aconteceu nos dias 11, 12, 13 e 23, também hoje e nos dias 28 e 29, as equipes da força-tarefa integrada vão continuar com esse foco na fiscalização à proibição de fogueiras e fogos. Mas, a fiscalização não para e está sendo realizada diariamente para cumprir os outros decretos governamentais”, destaca o secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Enio Bolivar.

O titular da Semscs reforça o apelo à população. “Os órgãos públicos estão trabalhando para o enfrentamento a essa emergência mundial de saúde pública. O isolamento e o distanciamento social, em conjunto com outras medidas, ainda são a melhor forma de combater a doença. Juntos, somos mais fortes e por isso insistimos que é importante a colaboração das pessoas”, incentiva.

A força-tarefa integrada é composta pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social – com a Guarda Municipal e a Fiscalização de Posturas; Secretaria Municipal de Saúde – com a Vigilância Sanitária; e Polícia Militar. No período junino, se unem à ação, o Procon Maceió, o Corpo de Bombeiros e a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes).

As denúncias podem ser feitas pelos telefones 3312-5277 (disque-denúncia da Semscs, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h), 181 (Secretaria de Segurança Pública) e 190 (Polícia Militar).

Primeira Edição © 2011