Pesquisa de testagem da população chega à 3ª fase

18/06/2020 10:49

A- A+

Ascom SMS com informações do IBOPE Inteligência

compartilhar:

A partir deste domingo, 21, até a próxima terça, 23, será realizada a terceira fase da pesquisa e testagem da população, a EPICOVID19-BR, que tem o objetivo de auxiliar na criação de políticas públicas mais eficientes e observar a proporção de infecção pelo novo coronavírus no país.

Os resultados da EPICOVID19-BR ajudam no combate à pandemia do coronavírus, fornecendo instrumentos aos entes públicos para elaboração de ações baseadas em critérios científicos sobre o comportamento do vírus. O estudo é coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), financiado pelo Ministério da Saúde e realizado por pesquisadores do IBOPE Inteligência. 

Para realizar o exame, os pesquisadores coletam uma gota de sangue da ponta do dedo do participante, que será analisada pelo aparelho de teste em aproximadamente 15 minutos. Enquanto aguarda o resultado, o usuário responde a perguntas sobre sintomas da Covid-19 nas últimas semanas, busca por assistência médica e rotina em relação às medidas de prevenção e isolamento social. Em caso de resultado positivo, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde é notificada. 

Os pesquisadores estarão identificados por crachá do IBOPE Inteligência e utilizando os equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscaras, toucas, aventais, sapatilhas (todos descartáveis), óculos de proteção e luvas. Todos os profissionais são testados e apenas aqueles que tiverem resultado negativo realizam as visitas domiciliares.

Primeira Edição © 2011