Semarh emite Alerta Hidrológico para regiões

Rio Jacuípe e Lagoas Manguaba e Mundaú fazem parte do monitoramento

15/06/2020 13:00

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

A Sala de Alerta da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) divulgou, na manhã desta segunda-feira (15), um Alerta Hidrometeorológico para as regiões do Rio Jacuípe, que atingiu a cota de transbordamento, e demais rios do Litoral Norte, assim como na região das Lagoas Mundaú e Manguaba, principalmente a área do município de Marechal Deodoro.

Com a previsão de chuvas contínuas para o Litoral, Zona da Mata e Eegião Metropolitana de Alagoas durante esta segunda, há a necessidade da continuidade do acompanhamento por parte das Defesas Civis Municipais e Estadual.

Nas últimas 30 horas, Marechal Deodoro recebeu um volume de chuvas de 72,8 mm. Em Maceió, no bairro do Trapiche choveu 77,1 mm. Já em Jacuípe, choveu 80, 2 mm no mesmo período.  Segundo o coordenador da Sala de Alerta da Semarh, Vínícius Pinho, as lagoas também estão sendo monitoradas. “Em Marechal Deodoro choveu 148, 8 mm nas últimas 48 horas. Neste momento, o nível da Lagoa Mundaú está em 126 cm e seu nível de transbordamento é de 150 cm, o que nos deixa em alerta para a situação”, explicou Pinho.

A Sala de Alerta continua realizando o monitoramento meteorológico e hidrológico e novas atualizações podem ser divulgadas a qualquer momento. O volume de chuvas está dentro do esperado para o mês de junho, de acordo com a média histórica aguardada para este período.

Em caso de risco, a recomendação é entrar em contato com a Defesa Civil, pelo número 3315-2843. O acompanhamento da previsão do tempo e do monitoramento dos rios pode ser feito pelo site da Semarh, por meio dos seguintes links:  http://www.semarh.al.gov.br/tempo-eclima/previsao e http://www.semarh.al.gov.br/boletim-hidrologico

NÍVEL DOS RIOS EM ALERTA ÀS 10H DA MANHÃ DESTA SEGUNDA (15):

RIO JACUÍPE (JACUÍPE) – Nível de alerta de cheia: 530 cm – Nível atual: 542 cm

RIO MUNDAÚ (RIO LARGO) – Nível de alerta de cheia: 861 cm – Nível atual: 822 cm

Primeira Edição © 2011