Metropolitano atende 303 pacientes de Covid-19

Hospitalar já deu alta médica a 157 pessoas em um mês

15/06/2020 13:02

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

O governador Renan Filho visitou, nesta segunda-feira (15), o Hospital Metropolitano, que completa hoje um mês de funcionamento como centro de tratamento da Covid-19. Localizado no Tabuleiro do Martins, parte alta de Maceió, o hospital passou a integrar a rede pública com atendimento exclusivo a pacientes acometidos pelo novo coronavírus em 15 de maio e já registrou 303 internamentos.

Nesses 30 dias de funcionamento, 157 pacientes receberam alta médica. Com 160 leitos, sendo 30 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), e 800 profissionais de saúde que têm se revezado para garantir o funcionamento em tempo integral, a estrutura conta com respiradores, monitores multiparâmetro, bombas de infusão e equipamentos como tomógrafo para a realização de exames.

“Trinta dias de funcionamento do Hospital Metropolitano e estamos aqui para agradecer a toda equipe que está na linha de frente no combate ao coronavírus aqui em Alagoas. Já são mais de 100 dias em que a gente trabalha diariamente num momento de tanta dificuldade para o nosso estado”, destacou o governador durante entrevista coletiva à imprensa.

Renan Filho ressaltou que o atendimento no Hospital Metropolitano deve aumentar no próximo mês, dada a familiarização da equipe técnica com o local e com a capacidade de atendimento. “Já são 157 alagoanos que vieram a este hospital e tiveram alta, ou seja, foram vidas salvas, foram famílias atendidas com dignidade, foi o Estado de Alagoas cumprindo seu papel. Certamente no próximo mês teremos um atendimento ainda maior, porque estamos ampliando gradativamente a ocupação do hospital para familiarizar a equipe e testar equipamentos. Caminharemos para criar as condições necessárias para, cada vez mais, resgatar a normalidade da vida do alagoano”, disse.

A humanização dos atendimentos no Hospital Metropolitano é um serviço prioritário na unidade, que acontece por meio de visitas virtuais para aproximar o paciente aos seus familiares. Além dos pacientes, a unidade oferece também prestação de assistência psicológica aos profissionais de saúde que trabalham no local.

Durante a visita, o governador Renan Filho falou da importância da abertura do Metropolitano num momento crucial para a saúde pública no estado. “A grande marca do combate à pandemia do coronavírus em Alagoas é, sem dúvida, a entrega dos hospitais definitivos, que vão funcionar como um grande legado para o estado e que vai trazer melhor qualidade de saúde para as pessoas tanto agora quanto no futuro”, disse o governador, lembrando que ainda este mês será inaugurado o Hospital Regional do Norte, em Porto Calvo. 

Primeira Edição © 2011