Painel interativo disponibiliza dados sobre a Covid-19

Formato facilita acesso de pesquisadores e gestores públicos, além de auxiliar na proposição de medidas de enfrentamento à pandemia

10/06/2020 18:46

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Com diversas páginas de dados sobre a situação da pandemia de coronavírus em Alagoas, o Painel Interativo Covid-19 é uma das principais fontes oficiais com as quais a população pode contar para se manter informada. Um dos diferenciais da ferramenta é a disponibilização das informações em formato de dados abertos, o que promove maior transparência e facilita o desenvolvimento de políticas públicas relacionadas ao assunto.

Criado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o painel fornece dados da pandemia por bairros de Maceió, Arapiraca e Palmeira dos Índios. O número de casos e de óbitos por município, os casos confirmados a cada 100 mil habitantes e uma série histórica com um breve perfil dos pacientes estão entre os filtros disponibilizados.  A população também tem acesso a dados hospitalares para efeito de comparação e acompanhamento da evolução dos casos tanto dentro do próprio estado de Alagoas, como com outras unidades federativas do país.

De acordo com o gerente de Estatísticas da Seplag, Roberson Leite, por estarem disponibilizados em formato aberto, os dados podem ser baixados pelos cidadãos e utilizados em plataformas de sua preferência. Com isso, é possível que se analise com mais detalhamento uma série específica de informações e que, a partir dela, se consiga propor melhorias para toda a sociedade.

“Os dados abertos permitem que o cidadão consuma essas informações da forma e com as ferramentas que deseja, como em Excel, PDF ou CSV. É importante ressaltar que esse cidadão pode ser do setor produtivo, da academia, com seus estudos científicos, e até mesmo integrante do próprio governo. Todos eles representam papéis significativos para a transformação desse momento e podem, com bastante responsabilidade no uso dos dados, auxiliar a sociedade com suas contribuições”, explica Roberson.

O painel, que é focado na interatividade, conta ainda com mapas e filtros que permitem que os usuários visualizem as informações de forma mais dinâmica e específica. A ferramenta tem sido aprimorada continuamente pelo Governo do Estado, mediante a disponibilidade de dados sobre os casos de Covid-19 e de informações relevantes para o acompanhamento da pandemia.

“Esse é um trabalho muito minucioso, mas extremamente relevante para o momento em que estamos vivendo. Nossas equipes estão empenhadas em atualizar e aprimorar as ferramentas disponíveis no painel justamente para promover cada vez mais qualidade no tratamento dos dados e na entrega deles à sociedade. Colocar esses dados em formato aberto reforça o nosso comprometimento com a transparência e com essa troca que deve se firmar cada vez mais entre o governo e os setores que podem auxiliar nesse processo com suas expertises”, pontua o secretário do Planejamento e Gestão, Fabrício Marques Santos.

Para conferir o painel, basta acessar o endereço http://www.dados.al.gov.br/dataset/painel-covid19-alagoas.

Primeira Edição © 2011