Protestos contra violência policial termina com pelo menos 18 presos em Paris

03/06/2020 19:16

A- A+

EFE

compartilhar:

Após uma madrugada de tumultos e brigas, 18 pessoas foram presas nesta quarta-feira em Paris e arredores, depois de uma manifestação contra a violência policial, motivada por uma autópsia de um jovem negro que morreu em 2016 durante sua detenção.

A polícia disse que, além disso, uma pessoa foi ferida durante o protesto, que, segundo seus números, reuniu cerca de 20 mil pessoas e terminou com o lançamento de projéteis por parte dos agentes e a atos de vandalismo nas ruas, tendo entre eles uma delegacia como alvo.

Os agentes responderam com o lançamento de gás lacrimogêneo para acabar com o protesto, que tinha seu epicentro na cidade de Clichy, ao norte da capital.

A manifestação foi convocada através de redes sociais e reuniu milhares de pessoas em Paris, apesar da proibição expressa das autoridades diante do estado de emergência sanitária que o país atravessa pela pandemia da Covid-19.

Entre as palavras de ordens dos manifestantes, alguns mostraram apoio a George Floyd, um negro de 40 anos que morreu durante abordagem policial em Minneapolis (Estados Unidos), mas a maioria exigiu justiça para Adama Traore, morto em 2016 sob custódia policial.

Após uma perseguição com a polícia, o jovem então com 24 anos foi preso em Beaumont sur Oise e imobilizado no chão com uma técnica policial que, segundo sua família, causou sua morte horas mais tarde, hipótese que não é confirmada pelos relatórios de peritos realizados pelo sistema judicial.

Os advogados da família apresentaram ontem as conclusões de um novo relatório médico realizado fora do processo judicial e que sustenta que a dureza da prisão causou sua morte.

Eles acreditam que a Justiça francesa está fazendo todo o possível para proteger os policiais.

O ministro do Interior, Christophe Castaner, condenou a violência demonstrada pelos manifestantes, lembrando que tais protestos são proibidos para impedir a circulação do coronavírus.

"Parabenizo as forças de segurança e de primeiros socorros pelo controle e compostura", escreveu em uma mensagem no Twitter. EFE

Primeira Edição © 2011