Rui Palmeira participa de videoconferência com prefeitas mexicanas

30/05/2020 12:40

A- A+

Secom Maceió

compartilhar:

O prefeito Rui Palmeira mediou, nesta sexta-feira (29), a conferência digital com o prefeito de Santana de Parnaíba (SP) e as prefeitas mexicanas Claudia Rivera (Puebla), Armida Castro (Los Cabos) e Adela Román (Acapulco). O encontro virtual foi promovido pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), com objetivo de compartilhar estratégias de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, a Covid-19.

Os gestores lembraram que apesar dos posicionamentos diferentes dos presidentes do Brasil e do México quanto ao enfrentamento do vírus, as medidas tomadas pelas gestões municipais são semelhantes. Além do atendimento de saúde, várias ações dos gestores acontecem em comum, como isolamento social, suspensão de aulas, fechamento de estabelecimentos comerciais e praias, cancelamento de eventos e teletrabalho de servidores públicos. Assim como Maceió, as cidades mexicanas são destinos turísticos que sofrem economicamente com algumas medidas de prevenção.

“Foi um momento muito importante de interação para apresentarmos o que temos feito diante da pandemia. Fico feliz em saber que o governo central do México tem trabalhado de forma conjunta com estados e municípios. Nem sempre temos esse privilégio no Brasil. Tenho certeza que vamos todos sair deste momento, baseados nas opiniões das autoridades sanitárias, da ciência e valorizaremos coisas simples, como caminhar ao entardecer, aproveitar as nossas praias e o abraço, coisas de que realmente necessitamos”, disse Rui Palmeira, que é vice-presidente de Relações com Fóruns e Redes da FNP.

Elvis Cesar, prefeito de Santana de Parnaíba (SP) e vice-presidente de Empreendedor Individual, Emprego e Renda da FNP, informou que o município registrou o 8º caso de coronavírus do Brasil e explicou os trabalhos e as dificuldades de combate e prevenção. “Aqui no Brasil tivemos a preparação do sistema de saúde, a assistência aos cidadãos e a retomada econômica. Para os prefeitos, o trabalho se tornou muito difícil por causa do diferente posicionamento do presidente da República, que não concorda com o isolamento, enquanto a maioria das pessoas entende que essa medida é o remédio que temos”, disse.

A prefeita da cidade de Los Cabos, Armida Castro, assegurou que a interação entre os gestores de diferentes países reforça o desejo de seguir com o trabalho no combate ao coronavírus. “Sabemos que os desafios são grandes, mas esse tipo de troca de informação nos permite sair recarregados a partir das novas experiências que compartilhamos. A situação vai além das crises, pois precisamos lembrar, por exemplo, dos heróis que trabalham no âmbito da saúde”, pontuou a prefeita. “A cidade de Los Cabos tem 19 praias que estão cada vez mais lindas, aqui é um lugar paradisíaco e estamos ressurgindo com um novo olhar a partir dessa pandemia”, acrescentou.

Armida Castro também disse que vai compartilhar com os prefeitos brasileiros o aplicativo usado pelos médicos mexicanos. A ideia é que os médicos das cidades estabeleçam uma conexão entre eles e também realizem uma troca de informação sobre os trabalhos desenvolvidos.

A conferência foi transmitida ao vivo pela página da Frente Nacional dos Prefeitos. A iniciativa de encontros internacionais de forma virtual visa apresentar ações e estratégias efetivas de enfrentamento ao novo coronavírus adotadas pelos governantes municipais de diferentes países.

Primeira Edição © 2011