Eduardo Leite vê situação "controlada" em luta contra coronavírus no RS

29/05/2020 17:46

A- A+

EFE

compartilhar:

Enquanto os vizinhos Uruguai e Argentina mostram preocupação com os dados sobre a pandemia da Covid-19 no Brasil, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), garante que a luta contra o novo coronavírus no estado, que faz fronteira com os dois países, está "controlada".

Em boletim epidemiológico divulgado na noite de quinta-feira, a Secretaria Estadual da Saúde informou que o número de casos confirmados de infecção pelo coronavírus no Rio Grande do Sul é de 8.234, e o de mortes por Covid-19 chegou a 213.

O estado aplica desde o último dia 11 um sistema de "distanciamento controlado", que prevê quatro níveis de restrições que variam de acordo com a propagação da doença e a capacidade do sistema de saúde em 20 regiões pré-determinadas.

Em entrevista à Agência Efe, o governador revelou ter debatido nesta semana a situação das cidades de fronteira com o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, e contou que espera fazer o mesmo com autoridades argentinas.

Leite também fez críticas à atuação do presidente Jair Bolsonaro no combate à Covid-19 no país.

"O presidente da República (Bolsonaro) está enviando uma mensagem equivocada, de pouca assistência médica e pouca atenção à vida e à saúde das pessoas (...), mas garanto que nos estados estamos trabalhando muito para controlar essa propagação do coronavírus", disse.

Governador mais jovem do país, Leite, de 35 anos, foi apontado em fevereiro pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso como um dos possíveis nomes para enfrentar Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2022.

"É muito cedo para falar de 2022, e certamente estarei lá antes como cidadão do que como político, trabalhando por uma alternativa de centro no país", afirmou.

Primeira Edição © 2011