Espanha flexibilizará confinamento de todo território a partir de segunda

22/05/2020 15:41

A- A+

EFE

compartilhar:

Todo o território da Espanha estará em alguma fase do relaxamento das medidas de restrição a partir da próxima segunda-feira, após o governo ter aprovado nesta sexta a inclusão dos últimos territórios pendentes, especialmente Madri e Barcelona.

A região de Madri e a área metropolitana de Barcelona são os territórios mais importantes que passarão para a fase 1 na próxima segunda, enquanto grande parte do resto do país poderá passar para a fase 2, o que permite mais atividades econômicas e sociais.

"Toda a Espanha já estará pelo menos na fase 1", disse o ministro da Saúde, Salvador Illa, durante entrevista coletiva, onde insistiu que "cada passo dado deve ser um passo seguro" para não recuar na luta contra a pandemia da Covid-19.

Juntamente com Madri e Barcelona, também entrarão na fase 1, toda a região de Castela e Leão, uma região na fronteira com Madri e que teve todas suas capitais fora dessa fase.

Esses territórios são adicionados outros que passaram para esta fase 1 durante a semana passada. No total, cerca de 25 milhões de habitantes, representando 53% da população espanhola.

O restante das regiões, de aproximadamente 22 milhões de pessoas e representam 47% da população, passará para a fase 2 na segunda-feira.

Quando o governo decidiu, há 15 dias, iniciar a retirada das medidas de restrição devido ao novo coronavírus, decretadas em 14 de março, estabeleceu três fases, cada uma mais aberta para facilitar a mobilidade dos cidadãos, uma vez controlada a pandemia.

Nos territórios que se encontram na fase 1, entre outras coisas, podem ser abertas pequenas lojas sem marcação prévia: familiares e amigos podem reunir em até dez pessoas; terraços de bares e restaurantes podem funcionar com 50% de sua capacidade, ou os mercados a 25%. Já os hotéis ainda não têm autorização para liberar as áreas comuns.

Um número limitado de pessoas também podem realizar vigílias e os locais de culto serão abertos, embora em um terço de sua capacidade e na esfera cultural, eventos serão permitidos somente com limites de presença.

Nas regiões onde a fase 2 está em vigor, bares e restaurantes poderão servir comida, mas em locais com capacidade limitada. Eles também abrirão shopping centers, com capacidade limitada, enquanto o de pequenas lojas é expandido.

Da mesma forma, a capacidade nos locais de culto é ampliada e casamentos serão permitidos, embora com participação limitada, como na reabertura de cinemas, teatros e auditórios. EFE

Primeira Edição © 2011